Com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
O ensino das Ciências para a sociedade do conhecimento
A Casa das Ciências realiza pela terceira vez o seu encontro que procura, antes de mais, respostas para o ensino das Ciências no contexto da sociedade atual.

Desde 1997, data em que surgiu o “Livro verde para a sociedade da informação” em Portugal, que a preocupação da integração das soluções digitais nos modelos de ensino/aprendizagem fazem parte das preocupações e análise de todos quanto se dedicam à Educação em Portugal.

A problemática do ensino das Ciências neste contexto, assume particular relevância dada, quer a proliferação de informação, que não é de todo fidedigna, quer mesmo de informação acedível por todos – e por maioria de razão pelos alunos – que é mesmo desviante sobre o ponto de vista do conhecimento científico.

A Casa das Ciências surge precisamente numa tentativa de dar resposta certificada, ou melhor dizendo, validada, da melhor maneira que a comunidade científica consegue, às necessidades de soluções digitais de apoio aos professores que ensinam Ciência, nomeadamente nos anos de escolaridade que surgem a montante das Universidades.

Dentro desse mundo que é hoje o projeto Casa das Ciências, temos vindo a realizar periodicamente um encontro de “gente que ensina Ciência”, que atravessa toda a comunidade educativa, desde os Professores do 1º Ciclo aos Professores Universitários, para discutir, debater, refletir e, naturalmente, tentar melhorar o Ensino das Ciências em Língua Portuguesa.

Na sequência do que aconteceu no I e II encontros, que se submeteram aos temas, A Utilização de Recursos Digitais em Contexto de Aprendizagem e Ensino e Divulgação da Ciência no Mundo Digital do Início do Século XXI, o III encontro questiona O Ensino das Ciências para Sociedade do Conhecimento, tendo sempre como pano de fundo a Ciência, a sua Aprendizagem e o recurso à tecnologia como suporte para melhorar esse processo. Este ano, procuramos encontrar uma solução que, tendo uma coerência global clara, possui percursos direcionados para as áreas específicas de cada grupo de docência. Assim, existem painéis, plenárias e workshops que estão orientados para áreas pré-determinadas, quer por grupo quer por nível de ensino, independentemente de cada participante ter sempre a possibilidade de criar o seu próprio percurso em todas as soluções que apresentamos da forma mais diversificada possível.

 

Contactos:
Secretariado da Casa das Ciências