Plenária

 

 

Dia 12 de Julho de 2017, 11h00

 

 

Utilização ubíqua de tablets por alunos e professores. Resultados de 2 anos de investigação numa escola de ensino básico e secundário em Portugal.
José Luís Ramos - Professor Associado do DPE/UÉvora

Os modelos de apetrechamento tecnológico das escolas do ensino básico e secundário definidos a partir da distribuição de 1 computador por aluno têm mais de duas décadas e parecem persistir na atualidade como uma das opções de introdução das tecnologias na escola, no currículo e na aprendizagem. Depois dos computadores seguem-se agora os dispositivos móveis: tablets e smartphones.

 

Nesta oportunidade são apresentados e discutidos os resultados de um projeto de investigação com a duração de 2 anos, envolvendo 2 turmas de alunos e respetivos professores do ensino básico e secundário numa escola em Portugal. A investigação adotou uma metodologia combinada de métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos com abordagem por triangulação de fontes e de dados.

 

Os resultados são analisados a partir dos processos observados ao longo da investigação: processos de apropriação da tecnologia por alunos e professores, processos de formação e desenvolvimento profissional dos professores, processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos com recurso às tecnologias adotadas e ainda os resultados da aprendizagem dos alunos.

 

As evidências recolhidas ao longo desta investigação revelam os benefícios e os riscos que o uso do modelo de distribuição de 1 tablet por aluno (e por professor) trouxe à escola, aos alunos e às famílias e aos professores, no contexto onde foi realizada a investigação.

Fotos e Vídeo

Apresentação
Moderação


José Moura Carvalho
Coordenador
Projeto TEA