Workshop
 

 

Dia 11 de Julho de 2017, 14h30

 

 

Robótica na sala de aula (14h30 às 20h)
Paulo Torcato e Raul Silvério Coutinho - Professores de Informática no Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

A utilização de robôs, como material pedagógico, tem como objetivo aproveitar a curiosidade dos alunos dirigindo-a para a descoberta e apreensão de conceitos nas áreas da Física, Matemática e Informática. A programação e apresentação de atividades experimentais, por alunos e para alunos, estimula os intervenientes e promove o gosto pela Ciência e a autoaprendizagem.
Recorrendo a Robôs (neste caso, Lego EV3) pretende-se construir e programar protótipos para problemas tipo.

Fotos

Informação aos formandos: Computador pessoal com software Lego instalado.



Participantes

 

1 André Filipe Martins da Silva
2 Andreia de Sousa Sosinho
3 Cecília Maria Coroa Mira
4 Eugénia Sofia Figueira Neves
5 Joana Micaela Reis Afonso
6 José Francisco Cabeça Fanica
7 Josiel da Cunha Silva
8 Manuel José Simões Loureiro
9 Maria Emília do Carmo Henriques de Azevedo Charters Morais
10 Maria Júlia Cardoso Quadros Morgado
11 Maria Teresa de Matos Paiva
12 Norberto José Mestre
13 Paula Alexandra Silva Duarte
14 Paulo Jorge Nogueira Torcato
15 Paulo Jorge Travanca Cristo
16 Sara Margarida Casimiro da Silva
17 Silvia Raquel Prieto e Menezes
18 Sofia Manuela Campos de Oliveira

 

Introdução à impressão 3D (14h30 às 20h)
Artur Coelho - Professor de TIC e coordenador PTE no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

              

A impressão 3D, não sendo uma tecnologia recente, despertou a atenção através da disponibilidade de equipamentos relativamente acessíveis e métodos simples de impressão de objetos. Promete mudanças potenciais de paradigma no design, concepção e manufactura, deslumbrando pela capacidade de materializar o digital em objectos que podemos tocar e manipular. A educação não é alheia a este potencial da impressão 3D, e começam-se a dar primeiros passos que tiram partido dela em contexto pedagógico.
Imprimir em 3D requer a mobilização de competências de design possibilitadas pela aprendizagem de modelação 3D, o que permite tirar um mais eficaz partido desta tecnologia.
Numa sessão de 3 horas, os participantes tomarão contacto in loco com impressoras 3D. Pretende-se com este workshop divulgar e demonstrar impressão 3D, e introduzir os participantes à modelação 3D para impressão utilizando aplicações web.

Temas:

  • O que é Impressão 3D: hardware e manufatura aditiva;
  • Introdução ao Tinkercad;
  • Aplicações de Modelação 3D para PC e tablets Android;
  • Como imprimir em 3D: validação e correção de modelos;
  • Impressão 3D e Educação: potencial e projetos específicos.

Aplicações:

    - Tinkercad (modelador 3D baseado na web); - netfabb (validação e correção de STL); - Beesoft (slicer e controlo de impressão); - Autodesk FormIt (modelador 3D para tablet, browser e computador); - Sketchup Make (modelador 3D para PC).

Fotos

Informação aos formandos: Computador portátil com browser capaz de correr WebGl (Chrome ou Firefox atualizado) ou tablet.
Acesso Wifi.

Software e Materiais de Apoio: Serão fornecidas no início da formação as aplicações a abordar e documentação em PDF.



Participantes

 

1 Andreia Ssn-Bento dos Santos
2 Danilo Macedo Rocha
3 Joaquim Albano Ferreira Duarte
4 Manuel Luiz da Silva Pinto
5 Raquel Valentim Alves Bastos
6 Tiago José Martins Candeias

 

Scratch, uma ferramenta para aprender a programar e muito mais! (14h30 às 20h)
João Torres - Projeto EduScratch - CCTIC-ESE/IPS e Miguel Figueiredo - Professor Adjunto do Departamento de TIC da ESE/IPS

Desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Scratch resultou do trabalho de investigação e aperfeiçoamento das linguagens e ambientes de programação para jovens. Trata-se de um ambiente gráfico de programação inovador, que permite trabalhar cooperativamente e utiliza media diversificados.

Foi pensado para promover um contexto construcionista propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens, desde muito cedo, e das competências transversais ditas "para o século XXI", nomeadamente a resolução de problemas. Poderá também permitir avançar na compreensão da eficácia e inovação do uso das tecnologias nas aprendizagens em diferentes domínios e contextos, de forma mais específica na educação matemática formal e informal, ajudando a tornar os jovens criadores e inventores e estimulando a aprendizagem cooperativa.

Neste WS propomos que os participantes criem um projeto em Scratch, mostrando que também os alunos se podem tornar criadores dos seus próprios jogos.

Fotos

Informação aos formandos: Computador pessoal com o Scratch 2 Offline Editor instalado.



Participantes

 

1 Ana Paula Mendes Henriques Huisman
2 Ana Paula Sebastião Agudo
3 Dilaila Olivia dos Santos Botas
4 Isabel Maria Henriques da Cunha
5 João Robert Paula Nogueira
6 Maria do Rosário Loureiro de Faria Félix
7 Pedro Nuno Macedo Leite da Silva

 

Scratch & Arduino (14h30 às 17h)
Fernanda Ledesma - Presidente da Direção da ANPRI e Ana Gato

Juntar o Scratch a uma placa de prototipagem eletrónica, a Arduino, usada por artistas, designers, makers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores.

Fotos



Participantes

 

1 Ana Maria da Silva Fernandes
2 Ana Maria Duarte Pereira Cardoso Alves
3 António José Lourenço Ramos
4 Fernanda Maria Pires Ledesma
5 João Fernando Rodrigues Domingos
6 Lélia Susana Pereira dos Santos
7 Manuel António Sampaio Babo
8 Maria Margarida Andrade Tavares
9 Marisa Sofia Monteiro Correia
10 Paulo Novo Neves
11 Raquel Filipa Marques dos Santos

 

Programar Robots com Ardublocky (17h30 às 20h)
Fernanda Ledesma - Presidente da Direção da ANPRI

Programar Robots para realizar tarefas simples com Ardublocky, uma linguagem de programação por blocos e/ou por código. Demonstração das potencialidades em contexto educativo.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

 

1 António José Lourenço Ramos
2 Arminda Manuela Queimado Pereira
3 Fernanda Maria Pires Ledesma
4 João Fernando Rodrigues Domingos
5 Manuel Alberto Silva de Almeida
6 Manuel António Sampaio Babo
7 Maria Paula Viegas Casimiro da Rocha Fontes Tomaz
8 Marisa Sofia Monteiro Correia
9 Paulo Novo Neves
10 Raquel Filipa Marques dos Santos

 

Email de contacto:
4ei@casadasciencias.org