O V ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS é uma iniciativa da Casa das Ciências.

Entre 9 e 11 de julho de 2018, a Casa das Ciências vai realizar pela quinta vez o seu encontro que irá reunir na Cidade de Guimarães professores interessados no ensino das Ciências, incluindo a Matemática e as Tecnologias da Informação, do ensino básico, secundário e superior. Este ano, a temática do Encontro será:

Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia

Na sequência do enorme êxito dos encontros anteriores, esperamos ter em Guimarães os melhores professores e os mais interessados em melhorar a eficácia do seu ensino das ciências em todos os níveis de ensino. Haverá conferências e workshops em temas muito diversos, com uma atenção especial para o tema escolhido para este ano.
O recurso à Imagem e à Tecnologia (e quando se fala em Imagem, ela pode ser estática ou dinâmica e aqui incluem-se todas as formas, do vídeo curto à animação e ao cinema) é cada vez mais uma constante no processo de Ensino/Aprendizagem. A evolução da tecnologia veio trazer, quer sob o prisma da portabilidade e acessibilidade, quer da manipulação, capacidades e ferramentas de enorme potência que geraram modelos, lógicas e estruturas de informação que são cada vez mais usadas em contexto de sala de aula. Como complemento de tudo isto, a comunicação, entenda-se aquilo que convencionamos chamar comunicação social, cada vez mais traz à colação informação, (descritivos, textos, análises) de questões científicas, ou das suas fronteiras, o que coloca o docente muitas vezes no limiar do rigor científico que deve abordar com os seus alunos. Foi pensando nisto tudo que este ano escolhemos o tema, sobretudo com a ideia que as palestras e os painéis, se centrem no tema e reflitam o que cada vez acontece mais no espaço educativo, que é o recurso à imagem, à animação, à simulação digital, aos instrumentos de comunicação, como ferramentas de apoio e suporte do ato educativo. Para isso, o professor tem de conhecer tudo quanto envolve a estes instrumentos, em termos de qualidade, produção, rigor, fundamentos, etc., o que - entendemos nós – está sempre a necessitar de uma revigorada atualização.
Guimarães vai ser, durante os três dias do encontro, um espaço de reflexão e partilha entre centenas de professores. O Encontro permite a cada participante escolher do vasto programa proposto as atividades que mais se ajustam aos seus interesses. Mais uma vez, o Encontro foi desenhado para dar aos participantes uma formação adequada e sólida, que contribua para a melhoria da qualidade do Ensino das Ciências. O nosso objetivo já testado nos encontros anteriores é que cada participante adquira novas estratégias didáticas a testar imediatamente na sua sala de aula.



Projeto SERA

Os professores de Biologia/Geologia (Grupo 520) têm a possibilidade de optar por workshops organizadas pela Seismology and Earthquake Engineering Research Infrastructure Alliance for Europe. Estes workshops de Sismologia e Engenharia Sísmica (WSES) são promovidos pelo projeto europeu SERA (http://www.sera-eu.org).



A Comissão Organizadora

Email de contacto:
5ei@casadasciencias.org