Casa das Ciências

RECURSOS DIGITAIS PARA PROFESSORES

Recursos educativos digitais de biologia, geologia, física, química, matemática e informática para as suas aulas.

Desde powerpoints, vídeos e animações, simulações interativas e documentos, há mais de 2000 recursos para descarregar e explorar.

Recursos Digitais

Enciclopédia digital com conceitos de ciência, escrita com rigor científico e didático, e destinada a professores e alunos de todos os níveis de ensino.

Os documentos distribuem-se pelas categorias de biologia, geologia, física, química e matemática.

WikiCiências

Galeria de imagens de interesse científico e didático e que pode utilizar livremente nas suas apresentações, documentos ou páginas web.

Explore centenas de imagens de astronomia, biologia, geologia, física, química e matemática.

Banco de Imagens

Revista de Ciência Elementar, com artigos de opinião científica e didática, entrevistas, biografias de cientistas, sugestões de recursos digitais e imagens…

Faça o download gratuito de todos os números da Revista de Ciência Elementar.

Ciência Elementar

Novos Recursos

Nesta página encontra sempre os últimos recursos publicados e/ou corrigidos nas diferentes vertentes do portal Casa das Ciências: Recursos Educativos, WikiCiências, Banco de Imagem e Revista de Ciência Elementar.

Recursos Educativos + recentes

WikiCiências + recentes

Solvente eutéctico profundo

Os chamados solventes eutécticos profundos, DES – ‘Deep Eutectic Solvents’ –, são soluções líquidas (com uma baixa temperatura de fusão) em que a diminuição da temperatura de fusão na composição eutéctica resulta de um forte desvio à idealidade da mistura líquida, como consequência da interação ácido-base entre os seus constituintes que leva a uma estabilização significativa da fase líquida relativamente aos líquidos puros e às suas fases sólidas.

Modelo SIR em epidemiologia

Neste pequeno texto, procura-se ilustrar, através de um modelo simples (SIR), como a Matemática pode ser útil na previsão da evolução de uma epidemia e na tomada de decisão sobre estratégias de combate à sua propagação (vacinação, quarentenas, etc.).

Cor

A cor de um objeto é um atributo da maneira como o vemos, dependente das características físicas do objeto, das condições de iluminação e da estrutura do nosso sistema visual. Assim, a cor não é uma característica própria do objeto e a sua explicação baseia-se num processo de mistura subtrativa. Se misturarmos luzes (corpos luminosos), a cor percepcionada resulta de um processo de mistura aditiva. Estes dois processos complementam-se, explicando o fenómeno da cor num referencial teórico único.

Minério

Termo usado para referir um mineral, ou agregado de minerais, rico em determinado elemento químico útil, cuja recuperação seja económica e tecnologicamente viável.

Banco de Imagens + recentes

Revista de Ciência Elementar último número publicado