Título

O novo Sistema Solar - 3º ciclo

Partilhar

Nº downloads 940

Ver Online

Detalhes

Descrição

Quadro-resumo atualizado das características conhecidas dos principais astros do sistema solar: Sol, planetas, planetas anões, satélites, etc. Tem uma estrutura que permite a fácil comparação entre os diferentes astros, oferecendo também a vantagem de complementar os dados apresentados em muitos manuais, que as descobertas dos últimos anos desatualizaram. Foi testado pelos autores em turmas do 7º ano da disciplina de Ciências Físico-Químicas, tendo sido muito bem recebida pelos alunos, cuja curiosidade sobre este tema foi avivada pela mediatizada “despromoção” de Plutão. Poderá também ser utilmente aplicada na disciplina de Ciências Naturais, que (em simultâneo) aborda as condições que permitem a vida na Terra, mas não nos restantes planetas do Sistema Solar. Duração: Um tempo letivo de 90 minutos. Unidade didática: 7ºANO (Terra no Espaço).

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Terra no Espaço

Tema

Sistema Solar

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Passivo

Informação adicional

Palavras-chave

O novo sistema solar, Sistema Solar, Estrela, Planeta, Tabela, Satélite, Temperatura, Distância ao Sol, Massa, planeta anão, transneptuniano, asteroide, Unidade Astronómica

Observações

Existe uma versão para o secundário.

Em setembro de 2011, outubro de 2012, outubro de 2013, abril de 2017, novembro de 2017 e setembro de 2018, já tínhamos feito, em ambos os materiais, as atualizações requeridas, primeiro pelo acordo ortográfico, e depois pela descoberta de novos satélites de planetas e de planetas anões e pela atualização de algumas constantes físicas.

A 27.09.2023, trata-se de atualizações, suscitadas pela recente descoberta de novos satélites dos planetas Júpiter e Saturno, o melhor conhecimento de alguns planetas anões e um retoque no aspeto visual.

Nome do ficheiro

O novo Sistema Solar - 3º ciclo.pdf

Tamanho do ficheiro

292.09 KB

Comentários

Anabela Costa Abreu

Recurso com informação atualizada, muito útil.

09-10-2017

Recursos relacionados