Título

Índices de Miler

Partilhar

Nº downloads 1170

Ver Online

Detalhes

Descrição

Aplicação que foi construída para habituar os iniciados à cristalografia à notação de Miller. Trata-se de uma aplicação que permite fazer várias opções pelo utilizador, tornando-se interactivo e com possibilidade de utilização não apenas nesta área mas noutras, nomeadamente associadas à Geometria. Esta aplicação permite ao utilizador controlar alguns parâmetros e a observação, bastando para esta última "arrastar" o rato pela área da aplicação para mudar a perspectiva da observação.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Geologia - 11º Ano

Unidade

Tema IV - Magmatismo

Tema

Doc 3 - C2. Construção de modelos simples de estruturas cristalinas no espaço bidimensional e tridimensional

Tipo de recurso

HTML

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Cristalografia, projeção estereográfica, Miller, indíces, rede cristalina, planos reticulares

Observações

Deve descarregar o ficheiro para o seu computador. Ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html correndo a simulação normalmente. É também um material de interesse quer para o 12º Ano de Escolaridade quer para o Ensino Superior, sobretudo para a Introdução à Cristalografia onde poderá ser bastante útil.

Agradecimentos

Da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans a quem agradecemos a disponibilidade para colocação deste material no nosso portal.

Nome do ficheiro

Indices de Miler.zip

Tamanho do ficheiro

8.90 KB

Comentários

Recursos relacionados