Título

Ondas Longitudinais (Esféricas ou Planas)

Partilhar

Nº downloads 344

Detalhes

Descrição

  Permite a visualização de uma onda longitudinal esférica ou plana, como por exemplo as ondas sonoras. Cada representação material feita através de pequenos quadrados na animação simula uma partícula no meio elástico. A sua animação dá uma ideia extraordinariamente interessante do fenómeno ondulatório, qualquer que ele seja, mesmo na área da Geologia (sismos). Note que os quadrados vermelhos, colocados aleatoriamente no espaço do applet, permitem visualizar de forma pontual o movimento das partículas e, sobretudo dar uma ideia muito fiel do movimento sem a existência de deslocamento das partículas ao longo do meio. O utilizador pode controlar a celeridade de propagação da onda e a sua frequência, utilizando os cursores colocados à direita do espaço do applet. Pode ainda, usando os botões da parte inferior, selecionar a observação de uma onda contínua ou de um sinal; uma onda esférica ou plana; reiniciar o movimento; ou ainda deslocar a flecha indicativa do comprimento de onda com o rato.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade I - Mecânica

Tema

Mecânica da partícula - Movimentos oscilatórios

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Movimentos oscilatórios

Observações

A simulação é acompanhada de um documento de apoio teórico sobre o som, mais direcionado para o Ensino Superior e para a formação de professores, e onde se explana a equação diferencial do som em uma ou em três dimensões bem como a respetiva solução da equação.

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

onda-longitudinal.zip

Tamanho do ficheiro

58.99 KB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

Veja, por favor, a seguinte explicação: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.557450364314939.1073741847.233216433405002&type=3

27-02-2014

José Vaz Luis

Deu erro.

26-02-2014

Recursos relacionados