Título

Frações

Autor

José Leal

Partilhar

Nº downloads 719

Detalhes

Descrição

Programa interativo que efetua operações sobre frações. O utilizador escreve os termos das frações e o programa calcula adições, subtrações, multiplicações e divisões, simplificando os resultados. Efetua também comparação, simplificação, conversão de dízima em fração e de fração em dízima. Numa outra página podem ser efetuadas as quatro operações aritméticas vendo os detalhes: os cálculos são mostrados sequencialmente calculando o m.m.c. e a continuação dos procedimentos. Contém instruções e algumas sugestões para aplicação. O programa está catalogado para o 6º ano mas pode ser utilizado em qualquer nível de ensino onde se apliquem frações. Não há tempo previsto para a utilização. Tanto pode ser aplicado para um cálculo momentâneo, como numa sequência de aulas na aprendizagem. Pode também ser usado no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Matemática - 2º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

Frações

Tipo de recurso

Aplicação

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Fração, Operação, Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Comparação, Dízima, m.m.c. Numerador, Denominador

Observações

Deve ser lido o ficheiro de apoio "Leia-me antes" para realizar as configurações necessárias, sob pena de os resultados não serem os pretendidos.

Nome do ficheiro

Frações.zip

Tamanho do ficheiro

967.29 KB

Comentários

José Leal

O programa está correto. Não se podem usar vírgulas como separador decimal, devem ser pontos. Isso está dito no texto Leia-me Antes e que acompanha o programa.

11-04-2014

Marta José Rodrigues Cordeiro

A conversão de dízima em fração não está a ser feita corretamente em todos os casos, por exemplo 0,27(3)=41/150 e não está a dar uma fração mas sim:1/3,6585365853658536585365853659...

10-04-2014

Paula Cristina Rebelo

Interessante e útil para as aulas.

23-09-2012

Recursos relacionados