Título

Código da Vida – Capítulo 1

Autor

Cassiopeia

Partilhar

Nº downloads 1330

Ver Online

Detalhes

Descrição

"Código da Vida" é uma série em seis capítulos sobre o conhecimento do genoma e as suas consequências.

No final do Descritivo, possui os links para os outros 5 capítulos.

Há mais de 3 500 milhões de anos, uma pequena e primitiva molécula codificou instruções no seu âmago. Depois, passou essas instruções à sua descendência, que as passou à sua descendência e assim sucessivamente...até chegar a todos os seres vivos atuais. O genoma humano, escrito num código de apenas quatro letras, diz-nos quem realmente somos e levanta imensas interrogações! O processo de seleção natural estará a acabar? Deveríamos escolher o melhor de nós para os nossos filhos? E quem deverá decidir o que é o "melhor de nós"? Desde os aminoácidos do espaço até aos genes humanos no milho, estes vídeos contam a história que há para contar...

No primeiro capítulo da série "Código da Vida", as personagens explicam a importância do estudo do genoma e como é possível, através do conhecimento do genoma, perceber o nosso passado e as relações entre as espécies.

Todos os vídeos desta série estão inseridos numa estória de ficção científica chamada "CounterClockWise" que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião é Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Mais tarde, surgem no futuro e conhecem Chaucer, um misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 12º Ano

Unidade

Unidade 2 - Património Genético

Tema

Vários

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Código da Vida

Agradecimentos

Este vídeo faz parte do Cassiopeia Project, a cuja equipa agradecemos a autorização para a publicação, com a respetiva tradução e legendagem, na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

02-01_Code-for-Life_cap1-pt.wmv

Tamanho do ficheiro

147.98 MB

Comentários

Helena Cecília de Sousa Leal

Muito bom.... muito obrigada

07-10-2020

Maria Luísa dos Santos Costa

Muito interessante a forma como são apresentados os conteúdos. original. Agradeço a partilha destes materiais.

11-06-2020

Isabel Fernandes Ribeiro

É uma forma interessante de envolver os alunos tendo em conta enredo criado e a caracterização das figuras. Desta forma envolvem-se facilmente os alunos nos conteúdos pretendidos.

11-12-2018

Recursos relacionados