Título

Nós os fantásticos seres vivos - uma breve história sobre Evolução

Autor

Ana Mena

Partilhar

Nº downloads 4698

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo de animação sobre a Evolução que explora como surgiu toda a diversidade de seres vivos a partir de um antepassado comum. O vídeo apresenta a árvore da vida, em que todos os seres vivos são aparentados, e explica o aparecimento de novas espécies. Fala-se ainda na contribuição dos estudos sobre evolução para outras áreas científicas e para a sociedade. Encontra-se disponível em três versões: não legendado, legendado em Português e legendado em Inglês. Este vídeo é uma co-produção das equipas de Comunicação de Ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), em Portugal.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Introdução às Ciências - 1º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

Evolução

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Evolução, Árvore da vida, Antepassado, Darwin, Animais

Observações

Material Premiado em 2013 - Menção Especial do Júri.

Nome do ficheiro

evolucao.zip

Tamanho do ficheiro

1.32 GB

Comentários

Jucimara Rodrigues

Assisti com meus estudantes de 1º e 3º anos e foi muito bom, explica de forma simples para que as crianças entendam, eles amaram.

15-05-2020

gomes emília

Adorei!!

08-05-2020

Maria da Nazaré Quitéria

Apesar de, à primeira vista, um pouco infantilizado, revelou-se excelente como introdução ao tema.

14-01-2017

Diana Soraia da Silva Pinto

O vídeo é fantástico e bastante esclarecedor. Certamente, que quando o utilizar, os alunos ficarão entusiasmados e aprenderão facilmente os conteúdos.

12-11-2016

Suzana Granato

O vídeo é muito bem feito e explica de uma maneira acessível o que é evolução.

09-07-2016

Benigna da Conceição Fernandes Vaz

Lamento mas não posso dar a minha opinião uma vez que não consegui descarregar o ficheiro. Obrigada!

12-02-2016

Guilherme Monteiro Webmaster

O material contém 1.3GB e demora algum tempo a ser descarregado. Terá de deixar que o download seja concluído. Entretanto, poderá visualizá-lo online em: http://imagem.casadasciencias.org/online/38127446/38127446.php

12-02-2016

Maria Teresa Sares

Muito bom.

06-02-2016

António

Uma explicação muito completa, marcada por uma linguagem acessível.

03-02-2016

O conteúdo e a didática são ótimos, o único defeito é o tamanho do arquivo, que ocupa muito espaço, além de demorar a baixar.

01-02-2016

Manuela Lopes

Material muito interessante do ponto de vista pedagógico, associando a clareza da linguagem com imagens sugestivas. Muito bom para o 2º ciclo do ensino básico. Parabéns!

30-01-2016

Maria Madalena Bairrada Catarino

considero este material de importância relevante para consolidar os conhecimentos sobre esta temática no 11º ano.

13-01-2016

Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes

Ainda não vi a totalidade dos filmes, mas o que vi impressionou-me muito bem. Acho que o site é de grande utilidade.

12-02-2014

Susana Varela

Filme muito didáctico para explicar evolução às crianças do 1º ciclo. Conteúdos destes são muito necessários.

11-02-2014

Maria Filomena Teixeira de Melo Rebelo

Não foi possível abrir.Daí não posso dará minha opinião.

22-01-2014

Guilherme Monteiro Webmaster

Experimente aqui: http://imagem.casadasciencias.org/online/38127446/38127446.php

22-01-2014

Tânia Roberta Costa de Oliveira

O vídeo nos faz refletir sobre as semelhanças que há entre os seres vivos, apesar de esses mesmos serem diferentes e para afirmar essa ideia ele traz comparações sobre as diferentes espécies. Desde a origem das espécies até os dias atuais, os seres vivos vêm passando por inúmeras transformações, no qual essas mudanças são causadas para se adequarem no ambiente em que vivem, ou seja, uma questão de sobrevivência. O vídeo aborda esse assunto clareza e precisão, de uma forma que instiga a nossa curiosidade. Isso não deixa de ser uma forma de registro, pois ele seleciona e organiza informações que irão consolidar o conhecimento.(aluna do Curso de Pedagogia da UEPA)

17-11-2013

Tânia Roberta Costa de Oliveira

O vídeo "NÓS OS FANTÁSTICOS SERES VIVOS: Uma breve história sobre a evolução" conta um pouco do retrospecto histórico da evolução da vida na terra, sua diversidade e as diferenças que aproximam há um passado que a vida foi semelhante que trouxeram consigo os animais e plantas. Os seres vivos originaram-se há bilhões, milhões, milhares de anos... A essência da vida que eu acredito é o meu Deus que criou o milagre chamado VIDA. O tempo passou e as espécies evoluíram através de parentescos e formaram novas famílias resultando em novas espécies muito parecidas com outras. Além disso as condições e o ambiente são fatores influenciadores do habitat de várias espécies para própria sobrevivência. Não podemos ignorar que apesar das grotescas diferenças entre os seres vivos são notadamente percebidas nas características físicas, fisiológicas, comportamentais e vitais, desde os vírus, plantas aos maiores seres vivos do planeta. Como no próprio vídeo afirma que temos mesmo ciclo vital: nascer, crescer, reproduzir e morrer. Não tenho dúvidas que temos uma "árvore" genealógica em que todos descendemos. É preciso conscientizar os seres humanos sobre o processo de evolução da vida na Terra, a qual já sofreu constantes evoluções e continuará neste processo de diversidades de seres. Enquanto houver condições de viver nela com a diversidade de seres, comemoremos a VIDA, torcendo para que não haja nenhuma catástrofe ou exterminação das espécies pelo homem.(Aluno do Curso de Pedagogia da UEPA)

17-11-2013

Tânia Roberta Costa de Oliveira

O vídeo é excelente para ser trabalhado nas séries iniciais. Possuem bastantes desenhos, animações e muita cor, fatores essenciais para chamar e prender a atenção das crianças. Mostra de forma bem divertida o quanto os seres vivos, além de nós, humanos, somos tão parecidos entre si, mesmo não aparentando. É gratificante ver que assuntos tão complexos, principalmente por trazer uma longa história temporal, podem ser trabalhados de forma tão dinâmica em uma sala de aula. O vídeo em questão é uma ferramenta poderosa que o professor poderá utilizar para as suas aulas, aliando conhecimento cientifico com a ludicidade que o vídeo apresenta. Tratar da evolução sempre traz certa complexidade, mas a proposta no vídeo conseguiu fazer tudo fluir naturalmente, o mais interessante disso é que o texto e a fala são tão bem elaborados, que não dificulta em nada no entendimento e aprendizagem dos alunos. Gostei bastante do vídeo e estas ferramentas serão muito bem utilizadas quando eu me tornar professor. (Aluno 2 do Curso de Pedagogia da UEPA-Brasil)

17-11-2013

Célia Esperança Fonseca Augusto

interessante

14-11-2013

Tânia Roberta Costa de Oliveira

Gostei muitíssimo do material, parabenizo os seus autores. Encaminhei aos meus alunos da Disciplina Biologia e Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, para análise e parecer.

20-09-2013

Carla Teles

Apesar de ser um filme simples apliquei-o como introdução à evolução do 11º ano e funcionou muito bem. Parabéns aos autores, está muito bem feito e pode ser mostrado a vários níveis etários.

10-06-2013

Recursos relacionados