Título

Diversidade Microbiana

Partilhar

Nº downloads 785

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo Educativo demonstrando a realização de uma experiência prática relativa ao crescimento microbiano. Os conteúdos abordados fazem parte da temática "Os micróbios", do 2º ciclo de Ciências da Natureza, podendo ainda ser utilizado em níveis superiores como complemento a temáticas mais complexas. Este objeto pode ser utilizado em aulas práticas servindo de suporte protocolar, de forma a incentivar a reprodução da experiência para que a observação e discussão dos resultados possam posteriormente ser enquandradas com as temáticas teóricas. São apresentados materiais alternativos aos que são usados no vídeo de forma a facilitar e generalizar a implementação nas escolas.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Introdução às Ciências - 2º Ciclo

Unidade

II - Agressões do Meio e Integridade do Organismo

Tema

Micróbios

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Microrganismos, colónias, laboratório

Observações

Material Premiado em 2014 - Menção Honrosa

Nome do ficheiro

Diversidade Microbiana.zip

Tamanho do ficheiro

168.18 MB

Comentários

Fernanda Maria da Silva Gonçalves Monteiro

Atividade interessante para alunos do 2.º ciclo. Tendo os meios de cultura pode ser feita na escola, não existindo o vídeo é uma mais valia e enriquece a aula. Gostei.

12-05-2023

Guilherme Monteiro Webmaster

Após descompactar o ficheiro zip, o que encontra é um ficheiro pdf e um ficheiro vídeo. Para visualizar o vídeo, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades. Obrigado!

14-11-2022

Isabel Matos

Não consigo abrir.

14-11-2022

Manuela Lopes

Material muito interessante e com grande interesse pedagógico, podendo ser utilizado como vídeo introdutório para a realização de uma atividade experimental. Obrigada pela partilha.

07-06-2021

Carla Alexandra L. D. R. Dionísio Gonçalves

Já utilizo este vídeo nas minhas aulas há cerca de 3 anos e, a partir dele, tenho retirado ideias para a realização de atividades práticas com as minhas alunas que irão ser futuras professoras de 1.º CEB e de Mat/CN no 2.º CEB. Contudo, este ano, dado o período de isolamento que nos obrigou a um E@D, este vídeo teve um particular interesse: utilização de um recurso digital em tempos em que estamos impossibilitados de ir a um laboratório físico. Muito obrigada por este recurso que tanta utilidade tem tido no decurso das minhas práticas pedagógicas.

11-04-2021

Recursos relacionados