Casa das Ciências - Portal Gulbenkian para Professores em Ciência
 
   
PESQUISA DE MATERIAIS
  - Modelo base de pesquisa (por categoria e palavra-chave)
- Pesquisa pelo nome do material
- Pesquisa de materiais submetidos, pelo nome do material
- Pesquisa google
- Modelos de pesquisa alternativos

 

Esta é a sua página de pesquisa. É aqui que consegue procurar o que deseja, existindo diferentes modelos para o fazer.  O mais simples a que chamamos MODELO BASE, permite-lhe escolher uma ou mais opções (basta assinalar com o rato), conjugá-las com uma ou mais palavras se se desejar, e acionar a pesquisa. Experimente.

 

Para além desta existe uma similar ao que surge logo a seguir, basta descer a página e depois ainda duas outras mais estruturadas que pode ver no fim da página.

 

MODELO BASE DE PESQUISA:

 

Introdução às Ciências   1º Ciclo   Documentos   Premiados
Biologia   2º Ciclo   Multimédia   Submetidos por membros
Física   3º Ciclo   Hiper texto
Geologia   10º Ano   Aplicações
Matemática   11º Ano   Apresentações
Química   12º Ano   Todos
 
Palavras-Chave:   

 

Pesquisar na WikiCiências , clique aqui: WikiCiências
Pesquisar no Banco de Imagens , clique aqui: Banco

 

Sugestões:

 
E      OU
Ordenar por:
mais recentes      mais descarregados
 

 

Pode selecionar na tabela diferentes opções e, nos dois botões inferiores, escolher se deseja que a pesquisa “conjugue” as opções feitas (por exemplo Biologia de 10º ano) ou as considere em separado (todos os materiais de Biologia bem como todos os de 10º ano). Pode ainda acrescentar (ou usar de forma independente) uma palavra-chave (células por exemplo) no campo respetivo. Ao validar a pesquisa, o utilizador é direcionado para o resultado do subconjunto de materiais que possuem as características que indicou, ordenados por ordem descrescente de data de colocação.

 

Voltar ao Início

 

PESQUISA PELO NOME DO MATERIAL

Não utilize acentuação, cedilhas, etc... na pesquisa

 

Voltar ao Início

 

PESQUISA DE MATERIAIS SUBMETIDOS, PELO NOME DO MATERIAL

Não utilize acentuação, cedilhas, etc... na pesquisa

 

Voltar ao Início

 

PESQUISA GOOGLE

 

 

 

Voltar ao Início

 

Este modelo executa “dentro” da Casa das Ciências, exatamente o mesmo que o Google faz para todo o universo da Web. Quem está habituado a usar a pesquisa Google não terá dificuldades.

 

MODELOS DE PESQUISA ALTERNATIVOS:

 

Pode ainda utilizar dois outros modelos de pesquisa que colocamos à sua disposição. O primeiro, que se baseia na estrutura de colocação de materiais (use o ícone da “casa” para isso) segue a lógica em árvore da base de dados e basta fazer as escolhas que se pretendem de cada vez que se toma uma opção. No fim, o resultado surge apresentando todos os materiais que possuem as características que foram sendo escolhidas. Poderá depois escolher diferentes ordens de ordenação. O segundo, (use o ícone da “lupa”) solicita uma palavra-chave, permitindo ao utilizador escolher o modo de ordenação, onde procurar os termos indicados e o modo de o fazer caso sejam mais do que um.

 

Em árvore Pesquisa por categoria (dita "Pesquisa em árvore")
clique na imagem para aceder
  
Pesquisar por palavra-chave Pesquisar por palavra-chave
clique na imagem para aceder
  
  
Depois de feita a sua escolha, estes 2 ícones, estarão sempre visíveis no topo, para que possa navegar sem ter que voltar a esta página.

 

Não esqueça que os materiais visualizados por cada uma destas pesquisas, compreendem objetos de caráter educacional para os professores usarem nas salas de aula ou materiais de aprofundamento científico. Na generalidade dos casos, estarão colocados no descritivo do objeto, ou nas designadas palavras-chave, o programa (s) ou ano (s) de escolaridade a que o objeto se destina. Para além disso, surge no descritivo uma apreciação do grau de interatividade e do tempo provável necessário à utilização do material em causa. É natural que nem sempre se consigam abranger todas as situações passíveis de serem contempladas. O utilizador registado, pode contribuir com um aclaramento destas situações. Desde que as considere pertinentes, entre em contacto connosco através das ferramentas que estão disponíveis no menu de autenticação/utilizador. Faz-se uma ressalva para a Introdução às Ciências, uma vez que para além de incluir materiais sobretudo dedicados aos primeiros anos de escolaridade, fundamentalmente de apresentação de conceitos generalistas, ou de motivação para a aprendizagem das ciências, agrega também todos os materiais que genericamente se podem enquadrar numa classificação não direcionada para as estruturas curriculares, ou que sejam demasiado abrangentes em termos de ciências.

 

Faça a sua escolha e “navegue” pelos materiais que lhe surgem. Não esqueça que a possibilidade de descarregar os materiais, ou de os criticar e avaliar, só está disponível para o utilizador registado. Qualquer visitante pode, no entanto, aceder ao descritivo do material, bastando para isso clicar o botão que lhe é disponibilizado para o efeito, bem como nas hiperligações "em aberto", embora estas sejam relativamente poucas.

 

                                   


Voltar ao Início

 

Observação

As bandeiras que assinalam cada material indicam a língua em que ele se encontra. Quando surge uma segunda bandeira, ela serve de apontador para o sítio mãe na língua original.

 

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico