Título

Visualização Molecular do ADN

Partilhar

Nº downloads 1673

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo com um interessante conjunto de animações que simulam a visualização molecular do ADN e que foi criado para o multifacetado projeto “ADN”, que celebrou o 50º Aniversário da descoberta da dupla-hélice em 2003. O projeto “ADN” inclui uma série documental em 5 episódios, vídeos de museus e os recursos online para professores e estudante “DNAi”. A dinâmica e as formas moleculares foram baseadas nos modelos de cristalografia de raios-X e outros dados científicos publicados. Cientistas de renome, incluíndo muitos Prémios Nobel, avaliaram e comentaram as animações durante o seu desenvolvimento. Foi particularmente feito um esforço em assegurar que as formas relativas, tamanhos e dinâmica em “tempo-real” fossem o mais precisas possível.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 11º Ano

Unidade

Crescimento e Renovação Celular

Tema

ADN e Síntese Proteica

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

ADN, Síntese Proteica

Agradecimentos

Da autoria de Drew Berry, 2003, é um vídeo da Walter and Eliza Hall Institute a quem agradecemos na pessoa de Drew Berry, a disponibilidade para publicação na Casa das Ciências com a respetiva tradução e adaptação.

Nome do ficheiro

04_visualizacoes-moleculares-ADN_V2.wmv

Tamanho do ficheiro

96.34 MB

Comentários

Maria Cláudia Fael

Muito bom!

13-10-2023

Armindo Paulo Cunha Salvador

Muito elucidativo e claro para os alunos. Muito bom

25-02-2013

Recursos relacionados