Dia 11 de Julho de 2016, 16h30
Cartografia geo-aplicada em áreas urbanas
Helder I. Chaminé, Maria José Afonso, Liliana Freitas, Ana Pires (LABCARGA|ISEP) e José Teixeira (LABCARGA|ISEP e FLUP)


Ponto de Encontro
Sala de Eventos
Nesta actividade de campo pretende-se efectuar vários percursos pelas zonas ribeirinhas das cidades do Porto e de Gaia onde se enfatizará a importância dos métodos e tecnologias de informação associadas à cartografia aplicada em áreas urbanas, nomeadamente os aspectos da geologia, morfotectónica, hidrogeologia, hidrotoponímia, geoengenharia, georriscos e dinâmica costeira. Encontra-se previsto um percurso urbano para se tomar contacto com as técnicas e metodologias cartográficas em ambientes subterrâneos.
Os participantes são convidados a trazerem roupa e calçado confortável para percursos pedestres.
Nota aos participantes: deverão trazer: galochas; impermeável; chapéu e calçado de campo confortável.Lotação esgotada.
Evolução de resistência a antibióticos
Teresa Nogueira - cE3c/UL e Xana Sá-Pinto - ESE/IPP; CIDTFF/UA

Sala G 203
A descoberta dos antibióticos e o desenvolvimento e utilização de drogas antimicrobianas estão na base da nossa capacidade de controlo de doenças infeciosas, tanto na Medicina Humana como em Veterinária. Contudo, nas últimas décadas, a administração desregrada de drogas antimicrobianas tem estado associada à emergência e rápida disseminação da resistência a antibióticos, um fenómeno que se tornou num grave problema de saúde pública. O uso irracional destes compostos aumenta a pressão seletiva sobre populações de bactérias, acelerando o ritmo de expansão das bactérias resistentes. Neste workshop, abordar-se-á o fenómeno do aumento da resistência a antibióticos, constante nas metas curriculares do 9º ano. Serão apresentadas atividades práticas que permitem a modelação da evolução das comunidades microbianas em resposta à exposição a antibióticos.
Lotação esgotada.
Utilização da APP Socrative no caminho das Ciências
Marco Bento - Professor do 1º ciclo e Investigador no CIEC/UM

Sala H 206
O Socrative é uma aplicação online de acesso gratuito que permite avaliar através do jogo, o nível de compreensão dos alunos sobre um determinado assunto ou conteúdo lecionado.
Este workshop apresenta como objetivos principais:
- Proporcionar a interação entre o professor e o aluno, entre o aluno e o conteúdo, e entre alunos;
- Potenciar o trabalho colaborativo;
- Potenciar a motivação dos alunos para responderem a questões;
- Demonstrar a praticidade da aplicação de exercícios;
- Produzir conteúdo e conhecimento;
- Promover a integração do mobile learning na sala de aula.
O Socrative é uma aplicação híbrida que funciona em qualquer sistema operativo (iOS, Android ou Windows), e pode ser acedida através de um browser (em
www.socrative.com), ou a partir das suas apps para dispositivos móveis (Socrative Student e Socrative Teacher) obtidas nas respetivas lojas online. Esta aplicação possibilita assim o acesso dos alunos aos conteúdos em qualquer altura e em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador pessoal, requerendo apenas uma ligação à Internet.
Nota aos inscritos: Computador portátil ou Tablet (caso seja um tablet, com as Apps Socrative Teacher e Student instaladas).
Número máximo de 20 participantes
.
Identificação de Plantas / Construção de um Herbário
Rubim Almeida - Professor Auxiliar no DB da FCUP

Sala C 302
“Colecções Biológicas e Herbários - Plantas secas: o que são e para que servem? Como se conservam plantas secas? Como secar plantas para culinária e outros fins?
Uma breve introdução às novas práticas da identificação e à secagem e montagem de plantas”.
Lotação esgotada.
A volta ao Ciclo Geológico em 80 ideias
Joana Ribeiro, Sara Leal e António Guerner Dias - Professor Auxiliar do DGAOT/FCUP

Sala C 102
Neste
workshop pretende-se explorar o conceito de Ciclo Geológico, assim como os vários processos e materiais que lhe estão associados, através da construção de modelos físicos materializados com amostras de rochas. A construção de modelos representativos do Ciclo da Rochas incluirá o desenvolvimento de atividades relacionadas com a identificação de rochas e com o reconhecimento e compreensão dos processos geológicos que estão na sua origem. Pretende-se, ainda, mostrar a importância das rochas e dos minerais que as constituem no dia-a-dia do Homem. Espera-se que o desenvolvimento de atividades experimentais, relacionadas com a Geologia e com o Ciclo das Rochas em particular, permita a disseminação de conhecimento sobre as Ciências da Terra de forma prática e criativa, promovendo o desenvolvimento da aprendizagem e, ao mesmo tempo, desmistificando o uso de materiais geológicos em sala de aula.
Micróbios: Vilões ou Heróis?
Delmina Maria Pires - Professora Adjunta da ESE/IPB, Paulo Mafra Gonçalves - Professor Adjunto da ESE/IPB

Sala G 304
Questões - Problema
Muitas crianças (e a esmagadora maioria da população) associa os microrganismos à doença, atribuindo-lhes uma conotação negativa, apesar de muitos deles terem uma vertente fortemente benéfica que é desconhecida. Entre vários exemplos, o papel dos microrganismos na produção de alimentos passa despercebido às crianças do 1.º e do 2.º CEB. No entanto, este tema pode ser explorado nestes anos de escolaridade, contribuindo para uma melhor compreensão do importante papel destes seres vivos no nosso quotidiano. As leveduras e as bactérias podem ser abordados em sala de aula através de atividades experimentais simples que evidenciem a sua atividade metabólica que leva à produção de produtos que culminam na obtenção de alimentos tão presentes no nosso dia-a-dia, como o pão e o iogurte. Estas atividades são de grande importância pois promovem o conhecimento do mundo físico-natural envolvente da criança combatendo, por um lado, uma visão incompleta da biodiversidade e, por outro lado, promovendo o desenvolvimento de competências científicas, básicas e complexas, que contribuem para o aumento da sua literacia científica.
Neste workshop promove-se a realização de atividades práticas direcionadas ao 1.º e 2.º CEB, envolvendo leveduras e bactérias produtoras de alimentos. Essas atividades, devidamente contextualizadas nos programas destes níveis de ensino, pretendem mostrar ao professor destes anos de escolaridade que, de uma forma descomplicada, se podem envolver os alunos em atividades de microbiologia utilizando materiais simples e atribuir aos microrganismos um lugar de destaque no que diz respeito à sua importância para o Homem.
Lotação esgotada.