Sala G 202
Sala G 203
Ver artigo publicado na Revista
de Ciência Elementar.
O workshop compreende uma atividade pedagógica de simulação de planeamento urbano, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável conciliadora de diferentes interesses inerentes à vida nas cidades. É apresentada a cada grupo a pretensão de serem contruídos, numa área dada, uma biblioteca pública, um parque urbano, um hospital, um centro comercial e uma empresa de cromagens. Na perspetiva apresentada, os formandos procurarão compatibilizar interesses de forma a chegar a um planeamento consensual.
Número máximo de 25 participantes.
Sala H 202
Sala C 218
Ver artigo publicado na Revista
de Ciência Elementar.
A maior parte das redes fluviais é composta por pequenos ribeiros. Nestes cursos de água, devido à sombra das árvores que os ladeiam, a produção primária é reduzida; as cadeias alimentares dependem das folhas fornecidas pelo ecossistema terrestre como fonte de nutrientes e energia. Uma vez na água, o material foliar é colonizado por fungos aquáticos que o tornam mais apetecível e nutritivo para os macroinvertebrados.
Nesta atividade, os participantes terão oportunidade de observar os protagonistas destas relações tróficas e de delinear protocolos e experiências para avaliar a qualidade e o funcionamento dos cursos de água; será dada particular relevância à importância da floresta para o bom estado ecológico dos ribeiros.
Sala G 302
Protocolo | Determinação do
número de estomas por
unidade de área superficial
foliar
Ver artigo publicado na Revista
de Ciência Elementar.
Os glúcidos (açúcares, hidratos de carbono) são uma classe de substâncias orgânicas encontradas e sintetizadas, virtualmente, em todos os sistemas vivos. São compostos bastante abundantes na natureza, sendo sintetizados pelas plantas durante a fotossíntese, apresentando como funções principais o facto de serem fontes primárias de energia para a maioria dos organismos vivos e um importante componente estrutural para várias formas de vida.
“Biocatalisadores aprisionados”
Nesta atividade experimental será executada uma técnica laboratorial destinada a aprisionar o catalisador biológico numa matriz. Porém, em virtude da natureza biológica do catalisador, importa verificar se o processo de imobilização não danificou a sua capacidade reativa. Com base em experiências apropriadas será abordado este e outros aspetos relativos à catálise biológica.
“As impressões digitais dos estomas”
Na epiderme dos órgãos aéreos das plantas, especialmente nas folhas, localizam-se os estomas. Cada uma destas estruturas é constituída por células oclusivas ou de guarda que delimitam uma abertura, o ostíolo, que comunica com um espaço interior, a câmara estomática. É essencialmente pelos estomas que se efetuam as trocas gasosas entre as folhas e o meio ambiente.
Pretende-se com esta ação desenvolver uma técnica histológica simples, de fácil reprodução, que permite a identificação e caracterização de estomas.