Dia 11 de Julho de 2016, 16h30
Aprender milhões de anos da história da Terra no Geopark Naturtejo
Joana Rodrigues - Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, Geoparque Mundial da UNESCO - Castelo Branco
Sala C 217
Explorar temas científicos com crianças é um desafio que pode ser feito na sala de aula, nas visitas de estudo, e até nos passeios em família. A nossa Sociedade da Informação disponibiliza todo o tipo de conteúdos através da escola, dos canais temáticos de televisão, da internet, de museus e centros de ciência, etc, e mais recentemente, dos geoparques. No Geopark Naturtejo da UNESCO, os Programas Educativos proporcionam a professores e alunos desafios memoráveis, adaptados aos currículos de cada nível de ensino. Porém, quando as crianças fazem Programas com a família, podem também aprender sobre Geociências, por exemplo, com uma atividade de garimpo, onde encontram as pepitas do ouro e tentam descobrir a sua origem. Para comunicar com alunos dos 1º e 2º ciclos, em ambientes formal e não formal, neste workshop serão apresentados alguns métodos e ferramentas utilizados no Geopark Naturtejo, assim como locais de interesse geológico com potencial didático para o Ensino e Comunicação da Geologia.
Número máximo de 25 participantes.
Matematicando nas pegadas de Darwin
Joana Ribeiro - Colégio Carrocel Mágico e Xana Sá-Pinto - ESE/IPP; CIDTFF/UA
C 301
A evolução biológica é um dos temas centrais da biologia, sendo que diversos investigadores e organizações científicas propõem a exploração deste tema durante todos os anos de ensino obrigatório. Compreender que, nas populações naturais, nascem, em cada geração, mais indivíduos dos que os recursos do meio permitem suportar, foi essencial para que Darwin e Wallace descobrissem e propusessem a selecção natural como processo capaz de promover a evolução. Este tema permite-nos abordar tópicos tão importantes e diversos para a biologia como a reprodução, as cadeias tróficas e a evolução biológica. Além disso, estimar o crescimento de populações naturais é também um excelente contexto para explorar e desenvolver a capacidade de resolução de problemas matemáticos, aplicando divisões e multiplicações, explorando progressões geométricas e escalas métricas e representando graficamente dados. Nesta sessão será feita uma breve introdução teórica sobre evolução e sobre o processo de seleção natural e será apresentada e discutida com os participantes, uma atividade que parte da observação de ácaros parasitas de plantas, para fomentar nos alunos a compreensão de processos biológicos e o desenvolvimento de competências matemáticas.
A vida escondida no solo
José Paulo Sousa - CEF-UC, Sara Mendes - CEF-UC, Filipa Reis - CEF-UC, Carla Pereira - CEF-UC, Dalila Costa - CEF-UC, Daniela Alves - CEF-UC
Sala H 202
O solo é um recurso fundamental para a vida tal como a conhecemos. Apesar de ser essencialmente composto por minerais, ar e água, alberga também uma imensa variedade de organismos que intervêm em diversos processos biológicos associados à provisão de recursos e serviços do ecossistema essenciais para o bem-estar do ser humano. No entanto, a intensificação da atividade humana, quer pelo crescimento populacional quer pelo uso insustentável de recursos naturais, tem exercido múltiplas pressões no solo cujo resultado se tem refletido numa degradação do ecossistema e declínio de biodiversidade (e, consequentemente, na capacidade de provisão de serviços e recursos pelo solo). Neste workshop, os participantes terão a oportunidade de explorar métodos e estratégias de sensibilização para o conhecimento e proteção do solo e da sua biodiversidade, nomeadamente através da aprendizagem de métodos de captura, observação e identificação de organismos de solo, ficando a conhecer também melhor a sua função e importância. Para além destes métodos, serão também apresentadas técnicas onde se utilizam organismos de solo como indicadores de stress (nomeadamente a presença de contaminantes no solo), especificamente testes de fuga – ensaios rápidos e facilmente realizáveis em sala de aula. Os participantes terão, assim, a oportunidade de compreender a importância do solo como “sistema vivo” e a sua relação com a provisão de serviços essenciais do ecossistema (reciclagem de nutrientes, capacidade tampão para contaminantes, regulação do ciclo da água, entre outros).
Número máximo de 20 participantes.
Atividades práticas de Ciência e Ambiente para o ensino básico (1º e 2º Ciclos)
Isilda Rodrigues - Professora Auxiliar com Agregação do DEP/UTAD e Catarina Alves - aluna do Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB
Sala G 302
Neste workshop pretendemos desenvolver um conjunto de atividades práticas relacionadas com as temáticas da Ciência e Ambiente numa perspetiva de trabalho investigativo.
Protocolos e guião das actividades. Ver artigo publicado na Revista de Ciência Elementar.