Com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Workshop (WK_D2)
Dia 12 de Julho de 2016, 17h00

 

Bacalhau, sardinhas, cotas de pesca e evolução
Ynês Pires - Agrupamento de Escolas de Valbom e Xana Sá-Pinto - ESE/IPP; CIDTFF/UA


Sala H 207

A temática da pesca e da sustentabilidade desta atividade económica é um tema com particular interesse e atualidade em Portugal, que possui a 3ª maior zona económica exclusiva da europa e onde o consumo de peixe per capita é um dos mais elevados em todo o mundo. Populações de espécies tão importantes para a economia e identidade cultural de Portugal como o bacalhau e a sardinha têm vindo a diminuir ao longo do tempo, tendo-se recentemente assistido a uma redução abrupta da quota de pesca da sardinha, com importantes consequências nos pescadores e consumidores. Nesta sessão, serão apresentadas e discutidas com os participantes duas atividades que aliam a matemática e a biologia para explorar o impacto das pescas nas populações naturais de peixes e as medidas que podem ser implementadas para promover a sustentabilidade desta atividade económica. Com estas atividades pretende-se que os alunos desenvolvam competências matemáticas, resolvendo problemas em contexto real, enquanto exploram conceitos chave da biologia como as cadeias tróficas e transferência de energia nos ecossistemas e a evolução.

Número máximo de 20 participantes.



A Vida amorosa das Plantas
Sílvia Castro - Investigadora Auxiliar no DCV da FCTUC e João Loureiro - Professor Auxiliar no DCV da FCTUC


Sala C 217

As plantas, no que respeita à sua vida amorosa podem ser desde ultra-liberais a ultra-conservadoras. Para deixarem descendência, as plantas desenvolveram uma fascinante diversidade de formas florais e de estratégias reprodutoras para atrair os polinizadores. Nesta atividade desvendaremos um pouco sobre o mundo deslumbrante da biologia reprodutiva das plantas explorando alguns dos diversos sistemas reprodutores que as plantas apresentam.

Lotação esgotada.


Utilização da APP Socrative no caminho das Ciências
Marco Bento - Professor do 1º ciclo e Investigador no CIEC/UM


Sala C 219

O Socrative é uma aplicação online de acesso gratuito que permite avaliar através do jogo, o nível de compreensão dos alunos sobre um determinado assunto ou conteúdo lecionado.

Este workshop apresenta como objetivos principais:

  • Proporcionar a interação entre o professor e o aluno, entre o aluno e o conteúdo, e entre alunos;
  • Potenciar o trabalho colaborativo;
  • Potenciar a motivação dos alunos para responderem a questões;
  • Demonstrar a praticidade da aplicação de exercícios;
  • Produzir conteúdo e conhecimento;
  • Promover a integração do mobile learning na sala de aula.

O Socrative é uma aplicação híbrida que funciona em qualquer sistema operativo (iOS, Android ou Windows), e pode ser acedida através de um browser (em www.socrative.com), ou a partir das suas apps para dispositivos móveis (Socrative Student e Socrative Teacher) obtidas nas respetivas lojas online. Esta aplicação possibilita assim o acesso dos alunos aos conteúdos em qualquer altura e em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador pessoal, requerendo apenas uma ligação à Internet.

Solicita-se aos participantes: Computador portátil ou Tablet (caso seja um tablet, com as Apps Socrative Teacher e Student instaladas)

Número máximo de 20 participantes.



A volta ao Ciclo Geológico em 80 ideias (1º e 2º ciclos)
Joana Ribeiro, Sara Leal e António Guerner Dias - Professor Auxiliar do DGAOT/FCUP


Sala C 102

Neste workshop pretende-se explorar o conceito de Ciclo Geológico, assim como os vários processos e materiais que lhe estão associados, através da construção de modelos físicos materializados com amostras de rochas. A construção de modelos representativos do Ciclo da Rochas incluirá o desenvolvimento de atividades relacionadas com a identificação de rochas e com o reconhecimento e compreensão dos processos geológicos que estão na sua origem. Pretende-se, ainda, mostrar a importância das rochas e dos minerais que as constituem no dia-a-dia do Homem. Espera-se que o desenvolvimento de atividades experimentais, relacionadas com a Geologia e com o Ciclo das Rochas em particular, permita a disseminação de conhecimento sobre as Ciências da Terra de forma prática e criativa, promovendo o desenvolvimento da aprendizagem e, ao mesmo tempo, desmistificando o uso de materiais geológicos em sala de aula.

Número máximo de 25 participantes.



Resolução de Problemas e Trabalho Prático na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Cristina Marques, do DQ/ECVA/UTAD e Sandra Ricardo, do DM/ECT/UTAD


Sala G 201

Este workshop terá uma introdução em torno dos conceitos teóricos a abordar, ao que se seguirá o desenvolvimento, pelos participantes, de um guião para uma atividade prática na perspetiva da resolução de problemas.

Os participantes deverão fazer-se acompanhar dos seus computadores portáteis.



Trabalho experimental de ciências no Ensino Básico – Atividades sobre corrente elétrica
Adorinda Gonçalves - DCN/ESE/IPB e Maria José Rodrigues - DCN/ESE/IPB


Sala C 302

Ver artigo publicado na Revista
de Ciência Elementar
.

Considerando a importância da educação em ciências desde os primeiros anos, a formação dos professores deve dar uma resposta adequada abordando de forma prática e ativa os principais desafios do ensino. Para tal, procura-se desenvolver uma formação conceitual e didática que habilite os professores para a utilização de estratégias e metodologias promotoras da literacia científica por parte das crianças, como é o caso do trabalho experimental. Nesse domínio procura-se orientar a formação para facilitar a transposição didática em situações de ensino com as crianças.
É importante que os professores proporcionem momentos para que as crianças realizem aprendizagens, através de situações diversificadas, que incluam o contacto direto com o meio envolvente, a realização de pequenas investigações e experiências reais. É neste contexto que incluímos a temática “corrente elétrica” que pretendemos abordar no workshop de acordo com a metodologia referida.