Célula Galvânica



Detalhes

Categoria

Química 11º ano

Unidade

Unidade 2 - Da Atmosfera ao Oceano: Soluções na Terra e para a Terra

Tema

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

-

Submetido por

DVAction

N.º de downloads

359

Classificação dos utilizadores

5 votos
(clique para votar)

Ver comentários (0)

Comentar

Descritivo

 Vídeo em formato QuickTime, que pode ser aberto por um leitor universal de vídeo, sobre técnicas laboratoriais de Química. Este vídeo mostra como se pode obter uma célula galvânica usando fios de prata como eléctrodos, papel de filtro embebido numa solução de nitrato de potássio como ponte salina e em cada um dos dois copos de vidro, soluções com concentrações diferentes de nitrato de prata. Da autoria do projecto DVAction, da Northwestern University nos Estados Unidos, a quem agradecemos nas pessoas de Roxy Wilson e Theresa Collins a autorização dada para publicação, tradução e adaptação no nosso portal. Com a duração de 1 minuto e 22 segundos, trata-se de uma intertessante apresentação do funcionamento de uma célula electroquímica que tanto pode ser usada no 11º ano como em outras aplicações laboratoriais de outros anos, nomeadamente nos Cursos Profissionais.

 


Palavras-Chave

Química, pilha, célula, galvânica, ponte salina, elétrodos, solução, energia


Notas

Ficha técnica

Tradução e adaptação: Miguel Viveiros e Joana Matos com Coordenação de Maria das Dores Ribeiro da Silva, Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Edição: UPMedia, Universidade do Porto


Informação adicional

Nome do ficheiro

Construção de uma Célula Galvânica.mov

Tipo de ficheiro

Vídeo

Tamanho do ficheiro

9 MB

Como visualizar o recurso?

Para visualizar alguns vídeos, poderá necessitar de um leitor universal. Poderá fazer o download do VLC Media Player, a partir da nossa página de Utilidades.

Topo

Recursos relacionados

Chuva ácida

395 downloads

Electrólise da Água

418 downloads

Expansão Galática

348 downloads

Ácidos Polipróticos

186 downloads