Lugar ao Sal - Aprender a brincar com o sal de Aveiro



Detalhes

Categoria

Química 1º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

O Sal

Tipo de recurso

Aplicação

Interatividade

Ativo

Submetido por

Maria Clara Ferreira Magalhães

N.º de downloads

1226

Classificação dos utilizadores

7 votos
(clique para votar)

Ver comentários (4)

Comentar

Descritivo

Um interessantíssimo projeto para o qual contribuem várias entidades nomeadamente a Universidade de Aveiro e a sua Fábrica de Ciência (do projeto Ciência Viva) que, servindo-se dum elemento essencial do património cultural da cidade, que é o sal, cria um mundo digital, com reflexos na realidade da experimentação em Ciência para os mais novos.
Quando Aveiro anda à volta do Património há sempre lugar ao sal. Procurando reunir o trabalho de muitas pessoas e instituições apresentamos um “instrumento” para que todos, grandes e pequenos, possam ficar a conhecer melhor o sal. A nossa visão procura valorizar o sal como base para um enorme conjunto de experiências científicas, fáceis de fazer em casa ou na escola. Pretende ser um contributo para incentivar a experimentação tornando a ciência viva.
Esta aplicação interativa e tutorial é um contributo para a valorização cultural do cidadão, porque lhe abre uma porta para um conhecimento mais profundo do sal como substância química vital para a vida de muitos seres vivos. Os educadores poderão utilizá-lo como base para as suas experiências no laboratório ou na cozinha de suas casas. Esta visão científica personaliza o património, estabelecendo uma relação envolvente entre a cultura e a ciência. O projecto “Aveiro à volta do património” foi a alavanca que permitiu pôr em marcha esta iniciativa, em que este trabalho constitui somente o primeiro passo.

 

 


Palavras-Chave

Meio físico, ambiente, solos, mineral, sal


Informação adicional

Nome do ficheiro

LugarSal.zip

Tipo de ficheiro

Aplicação

Tamanho do ficheiro

80 MB

Como visualizar o recurso?

-

Topo