Título

Mitose, cromossomas e cinetocoros

Partilhar

Nº downloads 2970

Ver Online

Detalhes

Descrição

Neste vídeo é apresentada uma visualização que é uma reconstrução multiescala da organização e características estruturais do DNA dentro de um cromossoma de uma célula durante a mitose. São interligados diferentes tipos de dados e imagens para reconstruir, com rigor, os sistemas moleculares que constroem, organizam e coordenam a biblioteca viva que existe dentro das nossas células, com destaque para a maquinaria molecular do cinetocoro.

Esta animação provém de duas figuras que estão combinadas com texto, aplicações interactivas e outras imagens na narrativa do livro de texto interativo de Biologia E. O. Wilson´s Life on Earth.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 11º Ano

Unidade

Unidade 5 - Crescimento e Renovação Celular

Tema

Mitose

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Mitose, Cromossomas

Agradecimentos

Da autoria de Drew Berry, em 2013, este é um vídeo da Walter and Eliza Hall Institute (Austrália) a quem agradecemos na pessoa de Drew Berry, a disponibilidade para publicação na Casa das Ciências com a respetiva tradução e adaptação para português.

Nome do ficheiro

19_mitose-cromossomas-cinetocoro.mp4

Tamanho do ficheiro

167.82 MB

Comentários

Maria Teresa Horta

De muito boa qualidade, muito bem explicado. Gostei bastante, parabens à autora.

18-10-2023

Isabel Rocha

O material é de excelente qualidade e eu só tenho a agradecer pela partilha.

13-10-2022

Tatiana R Nahas

Animação muito boa, permite que se visualize de maneira bastante concreta a relação entre material genético, núcleo e divisão celular. Obrigada por disponibilizarem o material traduzido!

28-02-2016

Suzana Granato

O vídeo é muito bom para mostrar a estrutura do cromossoma e dá uma visão geral da mitose.

25-02-2016

Gabriela Chaves

Gostei bastante. Muito esclarecedor e com boa qualidade. No entanto, não concordo com a indicação "... acesso ao código genético..." que surge no inicio do vídeo.

30-07-2015

Maria Luísa dos Santos Costa

Muito interessante e a legendagem em português facilita todo o trabalho de compreensão e acompanhamento por parte do aluno. Cientificamente adequado ao nível de ensino a que se destina.

18-11-2014

Recursos relacionados