Título

Relógio de Sol

Partilhar

Nº downloads 2502

Ver Online

Detalhes

Descrição

Uma análise, ainda que superficial, de alguns episódios da história da Matemática, mostra-nos como esta ciência se revelou fundamental para o progresso dos vários ramos do saber. Se recuarmos à Antiguidade deparamo-nos com os feitos geniais de astrónomos gregos que, usando geometria elementar, conseguiram determinar as dimensões dos raios da Terra, da Lua e do Sol. Também a medição do tempo preocupou os sábios da antiguidade e, também neste caso, a associação entre a Astronomia e a Matemática foi fundamental. Questões como “O que origina a variação da direcção das sombras dos objectos ao longo do dia?” e “Como tirar partido dessa variação para medir o tempo?” estiveram certamente presentes na invenção do relógio de Sol. Com o aparecimento dos relógios mecânicos surgiu naturalmente a pergunta “Que relação existe entre as horas assinaladas por um relógio de Sol e por um relógio mecânico no mesmo local?”

Pretende-se com auxílio do presente programa explicar como foram sendo respondidas estas questões ao longo do tempo. Esta explicação é apoiada com a utilização de aplicações interactivas dinâmicas. Este tipo de ambiente proporciona o controlo e exploração de ideias matemáticas.

Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Matemática - 11º Ano

Unidade

Várias (Matemática e Astronomia)

Tema

Vários (Matemática e Astronomia)

Tipo de recurso

Aplicação em MatLab

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Estações do Ano, Relógio de Sol, Graduação, Ecliptica, Arcos Solares, Analema, geometria

Observações

Nota do Gabinete Coordenador: A versatilidade deste material, aconselha a sua utilização quer na Física quer na Matemática, independentemente da sua categorização.

Material Premiado em 2016 - Prémio de Excelência.

Nome do ficheiro

programa.zip

Tamanho do ficheiro

858.51 MB

Comentários

Maria José Silva

Muito obrigada pelo vosso trabalho. Está muito bom.

07-03-2021

Anabela da Fonte Manteigas

Muito bom. Muito obrigado aos autores.

04-04-2019

Leonardo

Incrível é uma palavra sem peso para descrever esse programa !!!!! adorei mesmo !!!!! obrigado aos idealizadores

27-09-2015

Recursos relacionados