Título

Eclosão de tartarugas-do-deserto

Autor

USGS

Partilhar

Nº downloads 1359

Ver Online

Detalhes

Descrição

Pequeno vídeo (cerca de quatro minutos) que mostra a eclosão de uma tartaruga-do-deserto (Gopherus agassizii), uma espécie ameaçada. Um dos momentos interessantes do filme mostra como a pequena tartaruga sai da casca ainda com o saco vitelino, uma evolução adaptativa que permite ao juvenil absorver os nutrientes ao longo de várias horas e assim sobreviver aos primeiros meses de vida. Verdadeiramente útil quando nascem no final do verão, com temperaturas altíssimas, que dificultam a procura de alimento. As imagens foram captadas no âmbito do programa de investigação da USGS sobre a tartaruga-do-deserto.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 10º Ano

Unidade

Unidade 6 — Reprodução

Tema

Ciclos de Vida: Unidade e Diversidade

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

tartaruga-do-deserto, cágados, tartarugas, répteis, Deserto de Mojave, espécies ameaçadas, reprodução, ecologia, Gopherus agassizii, ovos, eclosão

Observações

Vídeo produzido pelo Centro Ocidental de Investigação em Ecologia da USGS e o Departamento Ocidental de Comunicação, em colaboração com o Centro de Recuperação da Tartaruga-do-deserto, os Serviços de Vida Selvagem, o Departamento de Ordenamento de Território, o Departamento de Vida Selvagem do Nevada e o Zoo de San Diego. Foi gravado e editado por Stephen M. Wessells em 2009.

Procure no Banco de Imagens da Casa das Ciências, imagens do Deserto de Mojave.

Agradecimentos

Vídeo da responsabilidade da USGS – United States Geological Survey (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

03-08_Hatching-Mojave-Desert-Tortoise-PT.mp4

Tamanho do ficheiro

111.37 MB

Comentários

Selma Alexandra de Jesus Carvalho Valadares

Muito interessante e muito útil.

24-02-2020

Recursos relacionados