Título

Eu e o meu corpo

Autor

Ana Mena

Partilhar

Nº downloads 5771

Ver Online

Com legendas

Sem legendas

Ver cartaz.

Ver atividade Células de plasticina.

Detalhes

Descrição

Este material consiste num vídeo de animação e numa atividade “mãos-na-massa”. O vídeo de animação explora o conceito de células e das diferentes metodologias usadas pelos cientistas na investigação. Tem como objetivo explicar a existência de diferentes tipos de células e a sua função no corpo humano, e como a diversidade celular é essencial aos órgãos, também eles com diferentes formas e funções. Além disso, aborda-se como é adquirido o conhecimento científico em biomedicina, nomeadamente o uso de técnicas in vitro, microscopia e uso de animais em investigação, e a contribuição da investigação científica traz para a saúde humana. A atividade “mãos-na-massa” procura explorar os conceitos abordados no vídeo, nomeadamente o conceito de célula e a sua relação com os órgãos do corpo humano, através de atividades como: a) construção de células de diferentes órgãos utilizando plasticina; b) correspondência de diferentes órgãos à respectiva localização no corpo humano; c) observação ao microscópio de uma ou mais preparações celulares definitivas.


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Introdução às Ciências - 1º Ciclo

Unidade

1º Ciclo: Programa do Estudo do Meio / À descoberta de si mesmo – O seu corpo; 2º Ciclo: Programa das Ciências da Natureza / Unidade na diversidade dos seres vivos.

Tema

Células do corpo humano

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

vídeo de animação, actividade “mãos-na massa”, célula, ciência, laboratório, Corpo humano, Órgãos, Coração, Tecido, Miócitos, Esqueleto, Célula, Animal

Observações

Material Premiado em 2012 - Prémio Especial do Júri.

Nome do ficheiro

eueomeucorpo.zip

Tamanho do ficheiro

360.47 MB

Comentários

Maria Teresa Araújo Cardoso

Achei o material muito bem conseguido. Informação importante sem ser demasiado exaustiva. Animação bem conseguida, fácil execução. As crianças mantiveram-se motivadas e aprenderam bastante com o vídeo.

25-11-2016

Maria Santos

Quando vi o video pela primeira vez achei-o muito interessante para os alunos terem uma perspectiva global do corpo. Vou utilizá-lo hoje com os meus alunos do 3º ano. Maria Santos

10-10-2016

liliana guerreiro

Muito pertinente e explícito. Utilizarei o vídeo no 1º ciclo.

24-01-2016

alda

Muito bom

18-01-2016

Sílvia Machado

Fiz o download porque o meu filho de 5 anos ficou fascinado com o filme e já o viu duas vezes ontem e duas vezes hoje e se bem o conheço nos próximos dias vai pedir-me para o ver outra vez.

03-06-2012

Fernando Tavares Silva

Não acabei de fazer o download porque o ficheiro era grande.

31-05-2012

Isabel Maria Leal Vaz Suspiro

Material muito bem concebido, que é um ótimo instrumento para trabalhar o corpo humano no 3º ano de escolaridade, dando aos alunos uma perspetiva global, ao mesmo tempo que salienta o papel da célula, conceito difícil de entender neste nível etário.

30-05-2012

Armindo Domingos

Material muito bom, que me ajudou em algumas aulas.

25-05-2012

Maria Filomena Teixeira de Melo Rebelo

O material é muito interessante, mas não posso fazer um comentário muito profundo, pois a intenção foi de analisar a sua importância para aulas do 1º ciclo, com a finalidade de explicar mais concretamento ao grupo de professores do 1º ciclo com quem vou reunir 2ª feira. Depois da reunião, devo ter mais informações. Mas também pode muito bem ser explorado a nível do 2º ciclo.

20-04-2012

Recursos relacionados