Título

Movimento aparente de rotação da esfera celeste

Partilhar

Nº downloads 720

Ver Online

 

 

Detalhes

Descrição

O recurso apresentado é constituído por dois pequenos vídeos, os quais podem ser complementados, por uma fotografia.

Recurso estruturado e destinado de acordo com as metas curriculares do 3.º ciclo, para o 7.º ano, da disciplina de Físico-Química.

O movimento de rotação da Terra explica a sucessão rápida do dia e da noite. Como consequência deste movimento, parece que as estrelas se movem à nossa volta, percorrendo arcos no céu. Na realidade, há um movimento aparente de rotação da esfera celeste em torno da Estrela Polar. Esta estrela parece quase fixa, porque se situa praticamente no prolongamento do eixo de rotação da Terra, na direção Polo Norte - Polo Sul. Na primeira parte do vídeo é possível observar o movimento aparente de rotação da esfera celeste. De referir que os traços rápidos que aparecem ocasionalmente ao longo do vídeo são, principalmente, passagens de aviões. Na segunda parte, tornam-se visíveis as trajetórias das estrelas. Os vídeos foram elaborados a partir de imagens captadas durante cerca de 1 hora e meia, na Praia de Odeceixe, no dia 30 de Agosto (entre as 23h e as 00h30). As imagens utilizadas para construir estes pequenos vídeos foram a base para uma composição que está disponível aqui.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Astronomia - movimentos dos planetas

Tema

Astronomia

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

estrela Polar, movimento de rotação da Terra, movimento aparente estrelas, Polaris

Nome do ficheiro

movimentoaparentederotacaoodaesferaceleste.zip

Tamanho do ficheiro

14.89 MB

Comentários

Recursos relacionados