A Casa das Ciências é um portal de base colaborativa que recolhe, valida e divulga recursos digitais para apoiar os professores no ensino da matemática e das ciências, nos diferentes níveis de ensino. A todos os professores e investigadores que tenham desenvolvido soluções digitais com este propósito, oferecemos esta plataforma de divulgação do seu trabalho. Todo o material é disponibilizado, após validação científica e pedagógica, em Creative Commons, de acesso livre, sem qualquer tipo de custos para o utilizador.
Saber MaisAs definições das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) assentam em sete unidades de base para as quais há novas definições para a unidade de base da massa, o kilograma, e a unidade de base da quantidade de matéria, a mole, que passaram a vigorar internacionalmente a partir de 20 de maio de 2019. A tradução portuguesa oficial foi fixada pelo Decreto-Lei nº 76/2020 de 25 de setembro.
Ver MaisO novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe ao mundo um cenário sócio-político e científico de extrema urgência no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas nas suas mais diferentes vertentes que sejam capazes de discutir as características e consequências da COVID-19 no âmbito ambiental, da saúde pública e dos problemas econômicos decorrentes, incluindo a necessidade urgente de produzir e aplicar vacinas específicas para prevenir essa doença em todo mundo.
Ver MaisAndrea Cesalpino (1524-1603), dedicou-se à medicina e ao estudo da botânica durante sua vida. Sua obra botânica mais expressiva foi De Plantis (1583), onde descreveu cerca de 1.500 plantas em seus quatro volumes. Seus estudos influenciaram profundamente o estudo da sistemática vegetal que se seguiu. Na área médica seus estudos sobre fisiologia cardíaca foram precursores do conceito atual de circulação sanguínea fechada.
Ver MaisA fragmentação dos habitats naturais e as alterações climáticas promovem o isolamento populacional e um aumento do risco de extinção, estando por isso entre os principais fatores responsáveis pela perda de biodiversidade. A conectividade da paisagem assegura a dispersão de indivíduos e o fluxo génico, mitigando os efeitos negativos promovidos pela fragmentação e assegurando a dinâmica e a respetiva persistência de metapopulações. As montanhas da Mauritânia contêm lagoas que funcionam como refúgios climáticos para espécies aquáticas. Durante a estação seca, os rios que interligam essas lagoas interrompem-se e impossibilitam o movimento de indivíduos, mas durante a estação das chuvas, quando a disponibilidade de água aumenta, movimentos de dispersão inter-lagoas garantem o fluxo génico e a subsistência das espécies. Esta dinâmica metapopulacional permite mitigar os efeitos negativos do isolamento populacional e garantir a sobrevivência de espécies aquáticas em regiões áridas.
Ver MaisA primeira deteção de ondas gravitacionais, em setembro de 2015, marcou o início de uma nova era na astrofísica. Uma importante parte do Universo dinâmico, até aí invisível, tornou-se acessível. Seguiram-se, desde então, várias outras observações que nos têm dado informações preciosas sobre a física de buracos negros, de estrelas de neutrões e sobre a própria gravidade, por exemplo, a velocidade a que se propaga. Mas a história das ondas gravitacionais começa um século antes da primeira deteção com a apresentação, por Albert Einstein, das equações da Relatividade Geral. É uma história recheada de episódios e controvérsia. Cinco anos depois, refletimos sobre o passado, o presente e o futuro das ondas gravitacionais, o que já ensinaram e o que poderão vir a ensinar.
Ver MaisO estudo da radiação térmica foi iniciado por Kirchhoff (1860) que introduziu dois conceitos fundamentais: a intensidade espectral – a energia transportada, em cada segundo, por radiação com uma dada frequência ν em equilíbrio térmico com matéria à temperatura absoluta T - que provou só depender da frequência e da temperatura, Iν(T), e a noção de corpo negro, um corpo ideal que absorve toda a radiação que nele incida. A determinação desta intensidade Iν(T) foi um problema central da Física, teórica e experimental, durante toda a segunda metade do séc. XIX. Boltzmann (1884) mostrou que a intensidade total da radiação emitida por um corpo negro é proporcional a T4, e Wien (1893) reduziu a intensidade espectral à forma Iν(T)=ν3f(νT). Todas as tentativas para encontrar esta função universal f, dentro das teorias clássicas, mostrar-se-iam não só infrutíferas como conduziam a resultados em desacordo com dados experimentais e absurdos tais como a catástrofe ultravioleta. A resolução definitiva destes problemas seria encontrada por Planck (1900) com a introdução de conceitos sem qualquer cabimento em teorias clássicas, inaugurando, dessa forma, a moderna teoria quântica.
Ver MaisUm número perfeito é um número natural que é igual à soma dos seus divisores (exceto ele próprio). O conceito de número perfeito é dos mais antigos da Matemática, mas ainda estamos longe de saber tudo sobre eles. Vamos ver a sua história desde a Antiga Grécia até aos nossos dias.
Ver MaisA resolução de problemas que envolvem o cálculo de probabilidades condicionadas, em situações em que a redução do espaço amostral passa despercebida, conduzem, frequentemente, a soluções equivocadas, fruto da reduzida intuição probabilística do ser humano. A “Caixa de Bertrand” é um dos mais famosos problemas em que se manifesta o conflito entre intuição e probabilidades.
Ver MaisNovo Número Publicado Outubro a Dezembro de 2020
Editorial Sem Amarras
Biografia Desmond Bernal
Artigos Alterações climáticas e o Sistema Terrestre • Inteligência Artificial • Medicina Personalizada • A Geometria da Regressão Linear • A caixa de Bertrand • Números perfeitos • A fórmula de Planck • Ondas gravitacionais e (astro)física fundamental • Dinâmica de metapopulações em regiões áridas
Projeto de Sucesso Aprender com os Prémios Nobel
Imagem em destaque Medicina e arte
Submeta recursos/imagens para avaliação/publicação no portal Casa das Ciências. Partilhe com professores e comunidade educativa em geral.
Submeter Recurso Educativo Submeter Imagem