Título

Bobinas de Helmholtz

Partilhar

Nº downloads 244

Detalhes

Descrição

  Aplicação em Java integrada numa página HTML estando os diferentes ficheiros compactados num ZIP que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para abrir ative, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 24_bobinas-Helmholtz.html lá existente. Trata-se de um applet que permite estudar o campo magnético gerado pelas chamadas bobinas de Helmholtz (duas bobinas paralelas sobre o mesmo eixo em que a corrente pode circular no mesmo sentido ou em sentido inverso) e que permite ao utilizador fazer variar a posição das bobinas bem como inverter o sentido da corrente numa delas. Em termos de observação, pode ser feita a das curvas do campo magnético a traço grosso ou a traço fino, bem como (por opção de um dos botões colocados na base do applet) a tabela de valores do campo magnético em função da posição. O applet é acompanhado de um texto de apoio teórico de inegável qualidade que se encontra mais vocacionado para o Ensino Superior ou como complemento de formação para os professores.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Firefox, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.


Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade II – Eletricidade e Magnetismo

Tema

Acção de campos magnéticos sobre cargas em movimento

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Campos magnéticos

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor no liceu em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

Bobinas-Helmholtz.zip

Tamanho do ficheiro

51.47 KB

Comentários

Recursos relacionados