Título

Simulação de soluções aquosas. Concentração e atividade

Partilhar

Nº downloads 4713

Detalhes

Descrição

A simulação computacional, “Soluções aquosas: concentração e atividade” pode ser utilizada pelos professores e pelos alunos no ensino básico, secundário e superior. Pretende-se que a simulação desenvolvida seja um recurso didático que facilite a compreensão dos conceitos: solução, concentração e atividade. Na versão desenvolvida, o utilizador pode simular a preparação de soluções a partir de um soluto sólido, ou por diluição de uma solução mais concentrada. Após a preparação da solução, o utilizador pode consultar a concentração mássica, concentração molar e atividade da solução preparada. No menu de ajuda da simulação está disponível um hipertexto com glossário onde se encontram informações sobre a química das soluções. Este encontra-se disponível em três diferentes níveis de aprofundamento científico destinados, respectivamente, ao ensino básico, secundário e superior.


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Química - 3º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

Soluções

Tipo de recurso

Aplicação

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Química, soluções, concentração, molar, eletrólito

Observações

Material Premiado em 2012 - Menção Honrosa.

Nome do ficheiro

Simulacao_solucoes_aquosas_concentracao_e_actividade.zip

Tamanho do ficheiro

735.56 KB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

O ficheiro disponível para download é um zip. Abrindo depois o zip, tem um ficheiro .air, que automaticamente instala o programa Adobe Air, onde corre a aplicação. Poderá ser necessário instalar o Adobe Flash Player, cujo download pode ser feito na nossa página de utilidades: http://www.casadasciencias.org/cc/index.php?idart=291 Nesta página também encontra o plugin do Adobe Air.

13-01-2016

Maria José Valdoleiros

Não consigo abrir o ficheiro

12-01-2016

Beatriz Rebelo

Gostei da aplicação e parece ser útil para os alunos do ensino secundário, em que se consegue visualizar a preparação das soluções e o cálculo das respectivas concnetrações. No entanto considero que o termo molaridade, quando se refere à concentração, deveria ser eliminado, uma vez que este termo há muito que está desaconselhado.

06-06-2012

Fernando Tavares Silva

O sistema de gravação do ficheiro não funcionou no meu computador.

31-05-2012

Guilherme Monteiro Webmaster

O ficheiro disponível para download é um zip. Abrindo depois o zip, tem um ficheiro .air, que automaticamente instala o programa Adobe Air, onde corre a aplicação. Poderá ser necessário instalar o Adobe Flash Player, cujo download pode ser feito na nossa página de plugins: http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=52&menu=133&intro=1

31-05-2012

Guilherme Monteiro Webmaster

Foi acrescentado à página de plugins, o plugin do Adobe Air, disponível para download em: http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=52&menu=133&intro=1

31-05-2012

Maria Filomena Camoes

Tentei abrir mas não consegui/Tipo de ficheiro desconhecido

30-05-2012

Recursos relacionados