Título

Do Big Bang ao Homem II: Da Vida a Eva

Autor

Cassiopeia

Partilhar

Nº downloads 1397

Ver Online

Detalhes

Descrição

"Do Big Bang ao Homem" é uma série constituída por três vídeos que podem ser visualizados de forma independente. Veja os links para os outros dois vídeos no final do descritivo.

Esta é a história do universo e do lugar que nele ocupamos. Este conjunto de vídeos procura descrever o processo de formação do universo tal como o conhecemos, desde o aparecimento de cada átomo que hoje existe, até ao surgimento da vida e à sua expansão. Como é que as galáxias se formaram, como é que o nosso sistema solar se iniciou, como se deu o progresso da vida na Terra desde os seus humildes princípios até ao aparecimento da "Eva mitocondrial", como foi o progresso da humanidade e como se espalhou à volta do mundo, até à atualidade.

O segundo vídeo da série "Do Big Bang ao Homem", "Da Vida a Eva", acompanha a história da vida na Terra, desde os seus primórdios até ao aparecimento dos primeiros seres humanos, representados pela "Eva mitocondrial".

Todos os vídeos desta série estão inseridos numa estória de ficção científica chamada "CounterClockWise" que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião é Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Mais tarde, surgem no futuro e conhecem Chaucer, um misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 11º Ano

Unidade

Unidade 7 - Evolução Biológica

Tema

Vários

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Do Big Bang ao Homem, Big Bang

Agradecimentos

Este vídeo faz parte do Cassiopeia Project, a cuja equipa agradecemos a autorização para a publicação, com a respetiva tradução e legendagem, na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

01-02_Life-to-Eve-pt.wmv

Tamanho do ficheiro

375.50 MB

Comentários

Maria Madalena Martins Patrício

é um bom recurso. OBRIGADA.

05-01-2024

Maria da Glória Lopes Leite Relvas Soares

Muito obrigada pela partilha.

10-01-2022

Teresa Maria de Carvalho

Muito obrigada pela vossa partilha. Têm sido muito úteis para as minhas sessões.

07-01-2022

Guilherme Monteiro Webmaster

Recebido via Youtube, comentado por: FelipeTerrDe

É fascinante ver que com apenas um raciocínio lógico podemos imaginar como tudo começou! Ótimo vídeo, vou agora ver o 2º! Obrigado pelas legendas!

13-07-2012

Recursos relacionados