Oficina de Introdução às Ciências - Dia 15 de abril de 2025 9h
O misterioso mundo das areias
Anabela Cruces|FE, CUL, ULusófona
As areias são rochas sedimentares não consolidadas que podem ter na sua
composição componentes minerais, líticos e biológicos. São compostas por partículas com dimensões
entre os 2 e os 0,063 mm e depois de serem transportados pela água ou pelo vento acumulam-se em
ambientes de sedimentação continentais, de transição ou marinhos. Os rios, os lagos, as lagunas, os
estuários, as praias (fluviais ou marinhas), as dunas (continentais ou litorais) constituem exemplos de
ambientes de sedimentação, onde estas partículas se podem acumular ao longo do tempo.
Cobiçadas desde a antiguidade, as areias constituem um recurso geológico, de composição muito variada com utilizações diversificadas. Desde a época romana até aos nossos dias são usadas areias especiais (ricas em quartzo) para a produção do vidro, outras por exemplo, são cobiçadas por constituírem placers onde se acumularam partículas de minerais mais densos com interesse económico. Estes depósitos podem apresentar importantes concentrações de minerais como o diamante, o ouro, a prata, a platina, a cassiterite, a ilmenite, o rútilo, o zircão, a monazite e a magnetite, permitindo a exploração destes depósitos recolher importantes quantidades de titânio, tório, zinco, estanho, entre outros metais estratégicos. As areias também são muito procuradas para serem utilizadas na construção civil e têm especial interesse as areias de rio (usadas para argamassas, cimento e betão) e as areias com alguma componente argilosa (usadas para rebocos). A procura desregulada deste recurso tem produzido enormes impactes ambientais em rios (dragagens) e em zonas costeiras (exploração de areias da praia e das dunas).
Por outro lado, as areias contêm em si toda a informação da sua origem (rocha-mãe), do agente de transporte e do ambiente de sedimentação. Os pequenos grãos registam ao longo da sua caminhada sinais que quando entendidos nos permitem desvendar um ""MUNDO MISTERIOSO DAS AREIAS"", constituindo um recurso educativo que pode ser explorado na sala de aula desde o ensino pré-escolar, até ao ensino universitário.
Nesta oficina vamos abordar as atividades humanas responsáveis pelos impactes da exploração deste recurso, vendo e refletido sobre vários exemplos mundiais, mas também vamos observar areias de vários locais do mundo, com composições muito diferenciadas. A observação das areias à lupa binocular e a análise granulométrica vai permitir desvendar a sua origem e por onde viajaram. No âmbito deste minicurso vão ser mostrados vários exemplos de atividades práticas (laboratoriais e de campo) que podem ser realizadas com alunos de diferentes idades em contexto escolar.
Nota aos formandos: Necessário computador pessoal. Deve ter instalado Google Earth Pro (versão gratuita) e Excel.
Email de contacto:
10e@casadasciencias.org