O I ENCONTRO DA CASA DAS CIÊNCIAS - AÇORES é uma iniciativa da Casa das Ciências.

Ponta Delgada, 6 e 7 de Setembro de 2018

(Visita opcional - 8 de setembro, sábado)

Os encontros da Casa das Ciências reúnem anualmente na área de Lisboa ou do Porto mais de 800 professores interessados no ensino das ciências. Com o apoio do Governo Regional dos Açores, trazemos agora esta experiência ao Arquipélago dos Açores. Oferecemos um programa de luxo que cremos ser de grande qualidade, muito pragmático, no sentido de oferecer aos participantes estratégias para levarem para as suas salas de aula. Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico terão uma ocasião única de encontrar sugestões de práticas didáticas para os seus alunos. Professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário terão propostas mais avançadas e adaptadas às suas disciplinas. A temática do Encontro será:

A Educação Científica e a Tecnologia do Século XXI

O contexto do processo de Ensino/Aprendizagem como o conhecemos no final do Século XX é hoje, pouco mais do que um valor histórico para reflexão e análise. Se nos lembrarmos que os primeiros computadores portáteis surgiram na década de 80 e só começaram a ser relevantes na década de 90 (em 92 a IBM lançou um dos laptops mais importantes da história, o Thinkpad, com o Windows 3.1), e se recordarmos que conceitos como Tablet e Smartphone são do domínio do grande público apenas no inicio deste século, todo o nosso mundo de acesso à informação do século passado só faz mesmo sentido numa perspetiva histórica.

Hoje, nos primórdios do Século XXI, uma criança, numa fase precoce da sua infância, manipula tecnologia, e tecnologia que evolui num processo acelerativo tão premente que, provavelmente, estará completamente ultrapassada quando essa criança chegar á adolescência.

A apropriação dessa factualidade pelos procedimentos de aprendizagem é por um lado por demais evidente e, por outro tão diversa, rápida e complexa que está a "deslocar" a essência do processo educativo, da apreensão do saber do conhecimento propriamente dito, para os modelos da construção do saber e para a operacionalização das escolhas que se fazem. Neste contexto, a Ciência, com tudo o que ela tem de essencial à evolução da humanidade, também evolui e constrói novos modelos e paradigmas.

A questão que se coloca então é, como ensinar Ciência Hoje?

Nestes dois dias de trabalho, iremos partilhar com docentes e responsáveis das nossas Escolas e Universidades, as suas reflexões, o seu conhecimento e as suas práticas, numa área que, a cada dia que passa, se mostra mais desafiante e mais importante.

Email de contacto:
2018encontroazores@casadasciencias.org