Wadi

Bem-vindo à

Recursos Digitais para Professores

Categorias

Ciclo/Ano

2º Ciclo


3º Ciclo

Card image cap

Coronavírus dos animais e do Homem

Tema: Epidemiologia e infeção

Descrição: Esta atividade pode ser explorada nos seguintes níveis de ensino: Básico • Ciências Naturais do 6º ano, no domínio “Agressões do meio e integridade do organismo”: Distinguir microrganismos patogénicos e microrganismos úteis ao ser humano, partindo de exemplos familiares aos alunos; relacionar a existência de mecanismos de barreira naturais no corpo humano com a necessidade de implementar medidas de higiene que contribuam para a prevenção de doenças infecciosas. Ciências Naturais do 9º ano, no domínio “Viver melhor na Terra”: Caracterizar as principais doenças provocadas pela ação de agentes patogénicos mais frequentes; Interpretar informação sobre os determinantes do nível de saúde individual e comunitária, analisando a sua importância na qualidade de vida de uma população; Explicar o modo como as “culturas de risco” podem condicionar as medidas de capacitação das pessoas, pondo em causa a promoção da saúde; Analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitária, partindo de questões enquadradas em problemáticas locais, regionais ou nacionais; Discutir o contributo da ciência e da tecnologia na evolução do conhecimento genético e das suas aplicações na sociedade e interpretar informação relativa a estruturas celulares portadoras de material genético. Secundário • Biologia e Geologia do 10º ano no domínio “Evolução Biológica”: Explicar situações que envolvam processos de evolução divergente/ convergente; explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica. Biologia e Geologia do 11º ano no domínio “Crescimento, renovação e diferenciação celular”: Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células; interpretar situações relacionadas com mutações génicas, com base em conhecimentos de expressão genética. Biologia do 12º ano no domínio “Imunidade e controlo de doenças”: Explicar processos imunitários (defesa específica/ não específica; imunidade humoral/ celular, ativa/ passiva). Ensino Profissional •Serviços de Saúde; Ciências Dentárias; Serviços de Apoio a Crianças e Jovens; Trabalho Social e Orientação. Ensino Superior • Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Odontologia, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, Zootecnia, Educação, Ciências Biomédicas, Farmácia, etc.

Autor: Margarida Duarte, Teresa Nogueira, et al


10º ano


11º ano

Card image cap

Do Big Bang ao Homem II: Da Vida a Eva

Tema: Vários

Descrição: "Do Big Bang ao Homem" é uma série constituída por três vídeos que podem ser visualizados de forma independente. Veja os links para os outros dois vídeos no final do descritivo. Esta é a história do universo e do lugar que nele ocupamos. Este conjunto de vídeos procura descrever o processo de formação do universo tal como o conhecemos, desde o aparecimento de cada átomo que hoje existe, até ao surgimento da vida e à sua expansão. Como é que as galáxias se formaram, como é que o nosso sistema solar se iniciou, como se deu o progresso da vida na Terra desde os seus humildes princípios até ao aparecimento da "Eva mitocondrial", como foi o progresso da humanidade e como se espalhou à volta do mundo, até à atualidade. O segundo vídeo da série "Do Big Bang ao Homem", "Da Vida a Eva", acompanha a história da vida na Terra, desde os seus primórdios até ao aparecimento dos primeiros seres humanos, representados pela "Eva mitocondrial". Todos os vídeos desta série estão inseridos numa estória de ficção científica chamada "CounterClockWise" que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião é Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Mais tarde, surgem no futuro e conhecem Chaucer, um misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.

Autor:Cassiopeia


12º ano

Card image cap

Compostos fitoactivos - o efeito antibiótico do alho

Tema: Educação para a Saúde, Imunidade e Controlo de Doenças, Produção de antibióticos, Aplicações biotecnológicas

Descrição: Proposta de actividade prática para avaliação do efeito antibiótico de extracto aquoso de alho (Allium sativum L.) através do método de difusão em meio sólido. De uma forma apelativa e motivadora, esta actividade, devidamente contextualizada nas orientações curriculares de ciências físicas e naturais e no programa de biologia para o 12º ano, permite familiarizar os alunos com uma aplicação ao controlo de agentes infecciosos com potencialidade biotecnológica. O protocolo proposto está optimizado para ser exequível por alunos pouco experientes em trabalho laboratorial e/ou em escolas com recursos materiais e equipamento limitados. Apresenta-se um conjunto de materiais de apoio, que incluem apresentação introdutória à temática, protocolo para os alunos e para o(a) Professor(a), proposta de tópicos de discussão e reflexão, exemplos de actividades de extensão, e sugestões de avaliação. A actividade foi adaptada a partir do protocolo concebido e optimizado pelos autores disponível em Fonseca, M. J. & Tavares, F. (2010). Natural antibiotics: a hands-on activity on garlic’s antibiotic properties. The American Biology Teacher (in press). O material encontra-se compactado sob a forma *.zip para poder ser extraído de forma universal. Por compreendermos e valorizarmos o investimento do Projecto Casa das Ciências na tradução dos materiais publicados no portal para português e por concordarmos que isto os torna acessíveis a alunos de uma maior diversidade de faixas etárias, publica-se uma versão traduzida desta apresentação. Não obstante, acreditamos que será útil incluir adicionalmente a versão original da apresentação (com as informações em inglês), por permitir aos Professores ajustar este material introdutório às características dos alunos. Acreditamos que a exploração de materiais em inglês aproxima os alunos da linguagem mais usual através da qual a ciência é comunicada.

Autor:Maria João Guimarães Fonseca

Card image cap

Código da Vida – Capítulo 4

Tema: Mutações

Descrição: "Código da Vida" é uma série em seis capítulos sobre o conhecimento do genoma e as suas consequências. No final do Descritivo, possui os links para os outros 5 capítulos. Há mais de 3 500 milhões de anos, uma pequena e primitiva molécula codificou instruções no seu âmago. Depois, passou essas instruções à sua descendência, que as passou à sua descendência e assim sucessivamente...até chegar a todos os seres vivos atuais. O genoma humano, escrito num código de apenas quatro letras, diz-nos quem realmente somos e levanta imensas interrogações! O processo de seleção natural estará a acabar? Deveríamos escolher o melhor de nós para os nossos filhos? E quem deverá decidir o que é o "melhor de nós"? Desde os aminoácidos do espaço até aos genes humanos no milho, estes vídeos contam a história que há para contar... No quarto capítulo da série "Código da Vida", são dados a conhecer mais detalhes sobre alguns genes e, particularmente, as consequências das mutações conhecidas em certos genes que levam ao aparecimento de doenças. Inicia-se a introdução à terapia génica. Todos os vídeos desta série estão inseridos numa estória de ficção científica chamada "CounterClockWise" que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião é Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Mais tarde, surgem no futuro e conhecem Chaucer, um misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.

Autor:Cassiopeia

Voltar ao topo