Título

As duas faces do nitrogénio

Partilhar

Nº downloads 51

Ver Online

Detalhes

Descrição

O nitrogénio é um elemento essencial à vida.

Desde a descoberta da fixação do nitrogénio, e da capacidade de produzir fertilizantes, fomos capazes de aumentar muito a produtividade agrícola. Mas, usamos demasiado fertilizante na agricultura que, em excesso, se perde no solo ou se liberta para a atmosfera, a que se junta o emitido através da queima de combustíveis fósseis. Todo este nitrogénio extra, que se escapa para o ambiente, é responsável pela diminuição da qualidade da água, do ar, e do solo, pela perda de diversidade e alteração da estrutura dos ecossistemas e pela emissão de gases com efeito de estufa.

Na Terra, o nitrogénio é a componente principal da atmosfera (78% em volume), mas a sua ocorrência na crosta terrestre é escassa (cerca de 19 ppm). Na atmosfera, o nitrogénio é muito pouco reactivo porque existe principalmente na forma molecular, N2. Na crosta, ocorre principalmente na forma de nitratos de sódio e de potássio. O nitrogénio que ocorre nos seres vivos sob a forma orgânica (3,2% em massa no corpo humano) tem origem no nitrogénio molecular atmosférico. No início do séc. XX o Homem conseguiu produzir o que só era possível graças às bactérias fixadoras de nitrogénio: converter o N2 em formas assimiláveis pelas plantas e assim se originaram os fertilizantes. Como fertilizante, o nitrogénio é usado na forma de nitrato, amónia ou ureia. Todas as formas químicas de nitrogénio são interconvertíveis no ambiente, alterando facilmente a sua estequiometria em formas oxidadas ou reduzidas. Devido à sua complexidade, estas formas são aqui denominadas nitrogénio reativo ou Nr.

Produzido pelo NitroPortugal, este vídeo sumariza os problemas do nitrogénio no mundo moderno e propõe soluções para este problema.

NitroPortugal: Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitrogen. Funded by Euroepan Union (H2020-TWINN-2015 Coordination & Support Action nr 692331)

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 3º Ciclo

Unidade

Biologia

Tema

Ciclo do nitrogénio (azoto)

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

alimento, ambiente, azoto, gases com efeito de estufa, nitrogénio, poluição

Observações

Versões com e sem legendas.

Material Premiado em 2019 - Prémio de Distinção.

Nome do ficheiro

nitrogenio.zip

Tamanho do ficheiro

370.57 MB

Comentários

Maria Sítima

Muito bom e muito útil para explicar aos alunos. Muito perceptível.

13-01-2020

Recursos relacionados