Seminário regular sobre “Filosofia e História das Ciências”

A Casa das Ciências, em parceria com a FCUP e a FLUP, promove regularmente um Seminário sobre "Filosofia e História das Ciências". O Seminário teve a sua primeira sessão em abril de 2024, tendo funcionado a partir de então com periodicidade aproximadamente quinzenal (às quartas-feiras), no Departamento de Matemática da FCUP, e participação livre, aberta a todos os interessados. Ver Realizados.
As sessões do Seminário constam de uma palestra (de mais ou menos 1 h), seguida de um debate, com pausa para café, decorrendo de modo presencial, prioritariamente em língua portuguesa para terem uma ampla abrangência, também junto de professores e estudantes do ensino secundário.
A partir de fevereiro de 2026 as sessões serão transmitidas no canal
(Live session) acessível a todos os interessados.
Dia 15 de abril de 2026 (quarta-feira) às 16h (hora de Lisboa)
José Carlos Santos (DM/FCUP e CMUP)
Título: Os desafios da Inteligência Artificial
Resumo: A capacidade da Inteligência Artificial para resolver problemas matemáticos deu um grande salto recentemente. Essa evolução será vista com algum detalhe e serão abordados os desafios que isso coloca.
Para esclarecer qualquer dúvida adicional contacte, por favor, TM.: 93 319 27 63, ou por e-mail jntavar@fc.up.pt.
Porto, 2 de fevereiro de 2026.
A Comissão Organizadora
Eduardo Rêgo (FCUP)
João Alberto Pinto (FLUP)
João Nuno Tavares (Casa das Ciências e FCUP)
Sofia Miguens (FLUP)
Oportunamente serão anunciadas as próximas sessões do Seminário sobre “Filosofia e História das Ciências”. Ver A realizar.
Ver cartaz.
Local: anfiteatro 0.05 do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Rua do Campo Alegre 4169-007 Porto.
Para mais informações contacte: **93 319 27 63**.
