Título

Circulação da água numa amêijoa

Autor

Bio-DiTRL

Partilhar

Nº downloads 1021

Ver Online

       

 

Detalhes

Descrição

Animação interativa que mostra, com detalhe, a anatomia interna de um molusco bivalve Eulamellibranchia, como a amêijoa. As diferentes animações centram-se no modo como a água circula no interior da amêijoa, fundamental para que esta capture o seu alimento, visto ser um organismo filtrador. É explicado também o processo de formação e rejeição das pseudofezes. Com esta animação, o utilizador fica portanto com uma visão do processo de alimentação por filtração destes bivalves. No painel do lado direito do ecrã, encontram-se localizados os botões de navegação da animação. Para além disso, as palavras sublinhadas funcionam como hiperligações, remetendo o utilizador para explicações mais detalhadas ou outras cenas da animação.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Biologia - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 – Obtenção de matéria

Tema

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Obtenção de matéria

Observações

Convertido para ficheiro executável a 06.09.2022.

Agradecimentos

Esta animação é da responsabilidade do projeto Bio-DiTRL, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta (Canadá), a quem agradecemos na pessoa de Jerry Filipski a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Clam.zip

Tamanho do ficheiro

8.46 MB

Comentários

Recursos relacionados