Título

Exocitose e o Complexo SNARE

Partilhar

Nº downloads 3842

Detalhes

Descrição

Animação interativa onde é explorado o processo de exocitose das vesículas de transporte de proteínas mediado pelo complexo proteico SNARE (soluble NSF attachment protein receptor). Antes de iniciar a animação, passe com o rato por cima dos componentes celulares para ver uma pequena descrição. Depois de ver o processo de exocitose normal, pode ainda observar a ação da toxina botulínica (que impede a libertação das vesículas com neurotransmissores pelos neurónios).
As SNARE são uma grande família de proteínas que se encontram em leveduras e mamíferos. São mediadoras da fusão de vesículas, ou seja, intervêm na exocitose das vesículas de transporte celular, que entram em contacto com a membrana celular ou com os lisossomas. Também fornecem um local adicional de especificidade no transporte de vesículas, ajudando a assegurar que apenas as vesículas corretamente "endereçadas" é que se fundem com a membrana.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin Adobe Flash Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.

Categoria

Biologia - 10º Ano

Unidade

Unidade I - Obtenção de Matéria

Tema

Obtenção de Matéria pelos seres heterotróficos

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Obtenção de Matéria, exocitose, vesículas de transporte de proteínas, complexo proteico, SNARE, célula

Agradecimentos

Esta animação é da responsabilidade de Donald F. Slish, professor na State University of New York – Plattsburgh (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

01_Exocitose-SNARE-pt.swf

Tamanho do ficheiro

82.54 KB

Comentários

Recursos relacionados