Animação interativa onde é explorado o processo de exocitose das vesículas de transporte de proteínas mediado pelo complexo proteico SNARE (soluble NSF attachment protein receptor). Antes de iniciar a animação, passe com o rato por cima dos componentes celulares para ver uma pequena descrição. Depois de ver o processo de exocitose normal, pode ainda observar a ação da toxina botulínica (que impede a libertação das vesículas com neurotransmissores pelos neurónios).
As SNARE são uma grande família de proteínas que se encontram em leveduras e mamíferos. São mediadoras da fusão de vesículas, ou seja, intervêm na exocitose das vesículas de transporte celular, que entram em contacto com a membrana celular ou com os lisossomas. Também fornecem um local adicional de especificidade no transporte de vesículas, ajudando a assegurar que apenas as vesículas corretamente "endereçadas" é que se fundem com a membrana.
Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.
Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.
Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.
Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.
Biologia - 10º Ano
Unidade I - Obtenção de Matéria
Obtenção de Matéria pelos seres heterotróficos
Flash
Ativo
Obtenção de Matéria, exocitose, vesículas de transporte de proteínas, complexo proteico, SNARE, célula
Convertido para ficheiro executável a 12.01.2024.
Esta animação é da responsabilidade de Donald F. Slish, professor na State University of New York – Plattsburgh (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.
01_Exocitose-SNARE-pt.zip
8.23 MB
Francisco António Fidalgo Félix Dias
19-01-2024