Título

Endocitose mediada por recetores

Partilhar

Nº downloads 890

Ver Online

     

Detalhes

Descrição

Animação interativa onde é explorado o processo de endocitose de partículas mediada por recetores membranares. Antes de iniciar a animação, no ecrã inicial, passe com o rato por cima dos componentes celulares e processos indicados com números para ver a respetiva legenda. Depois, pode ver a animação desses mesmos processos, selecionando os números, de um a sete, que os assinalam: (1) ligação do ligando ao recetor na membrana; (2) difusão lateral dos complexos recetor-ligando; (3) invaginação dos complexos na membrana; (4) formação de vesículas de transporte; (5) perda do revestimento das vesículas de transporte; (6) fusão das vesículas com endossomas e libertação dos ligandos no seu interior; (7) transporte para os lisossomas, transcitose (exocitose das partículas que entraram na célula por endocitose) e devolução dos recetores à membrana citoplasmática.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Biologia - 10º Ano

Unidade

Unidade I - Obtenção de Matéria

Tema

Obtenção de Matéria pelos Seres Heterotróficos

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Obtenção de Matéria

Agradecimentos

Animação da responsabilidade de Donald F. Slish, professor na State University of New York – Plattsburgh (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências. A bandeira americana faz a hiperligação para o material original.

Nome do ficheiro

03_endocitose-mediada-por-recetores-pt.swf

Tamanho do ficheiro

353.85 KB

Comentários

João Gomes

Bom

13-01-2017

Recursos relacionados