Workshop

Dia 6 de Setembro de 2018, 16h30

Os workshops só se realizarão com o mínimo de 5 participantes.

"Arduino" e aquisição de dados em Física

Sala 3.1 (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)

Guiomar Evans - DF-FCUL

A diminuição generalizada do custo da electrónica levou ao aparecimento de sistemas de controlo de muito baixo custo, porém com uma potencialidade de aplicação prática muito interessante. O exemplo mais conhecido é a família de cartas "Arduino", cujo uso pode ser encontrado quer em aplicações "amadoras" quer em instalações industriais.
Neste Workshop pretende-se apresentar os aspetos fundamentais do hardware e do sofware do Arduino, dotando os participantes do conhecimento necessário para porem de pé autonomamente os seus próprios projetos, mostrar como aqueles sistemas podem ser usados para automatizar tarefas comuns em laboratórios de Física, e exemplificar no Workshop essa utilização através da leitura de sensores de temperatura, ou outros, e da transmissão de informação através de dispositivos simples (LEDs ou barras de LEDs).

Nota aos formandos: os participantes devem trazer portátil com a ferramenta Arduino previamente instalada.

Número máximo de participantes: 16



Participantes

1 Benjamim do Couto Medeiros
2 Bruno Helder Pacheco Couto
3 Carlos Manuel Dias Pereira
4 Eduardo José Dias Pinto
5 Elsa Maria Rodrigues Antunes
6 Hugo Machado Teixeira dos Santos
7 Manuel Arsénio Medeiros Borges
8 Pedro José Soares Dias
9 Rui Jorge Mosca Rodrigues


Vlab-Fis: uma proposta diferente para o Ensino Experimental da Física

Sala 3.2 (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)

Paulo Simeão Carvalho - DFA-FCUP

Na nova sociedade do século XXI, os jovens convivem com um mundo automatizado, e onde várias solicitações podem ocorrer em simultâneo. Neste contexto, a escola adapta-se à realidade e responde como pode à nova geração de alunos.
Os professores esforçam-se para que os alunos leiam previamente os roteiros das atividades experimentais, para poderem ser discutidos antes da realização das experiências e, assim, sobre tempo na sala de aula para discutir conteúdos. Contudo, a realidade diz-nos que poucos alunos o fazem.
O Projeto Vlab-Fis visa a construção de um conceito de vídeo de curta duração sobre uma atividade experimental específica (não uma filmagem da execução da atividade experimental), complementado com uma simulação da atividade prática (experiência virtual). O vídeo não fornece dados experimentais, mas dá pormenores relevantes que preparam o aluno para a experiência a realizar no laboratório; a simulação complementa a experiência real. A conjugação destes elementos capacita todos os alunos a discutir a atividade e o respetivo roteiro de exploração com os colegas e o professor, permitindo que alunos com deficiência física também a possam realizar, promovendo assim o ensino inclusivo.
O Vlab-Fis dá ao aluno uma visão, por um lado concreta e real sobre a execução da atividade experimental que ele vai realizar e seus aspetos processuais e conceptuais, e por outro lado holística sobre o enquadramento da experiência na sua aprendizagem. Assim, este pacote de recursos transporta também um fator motivacional, dando ao aluno uma visão sobre um dado conteúdo que depois o incentiva a investir no seu conhecimento. Pela sua simplicidade, o Vlab-Fis permite que o aluno se prepare para a atividade experimental a realizar e venha a ter um papel responsável no laboratório.
Nesta oficina vamos trabalhar vídeos e simulações do Projeto VLab-Fis para atividades experimentais do 11º ano. Pretende-se familiarizar os professores com estes recursos digitais, para que os possam explorar em benefício da aprendizagem dos alunos num contexto laboratorial.

Número máximo de participantes: 20

Nota aos formandos: os participantes devem trazer portátil com ligação à internet.



Participantes

1 Catarina Isabel Silva Ralha
2 Ester Maria Gomes Ventura
3 Maria Jose Simão Caetano


Uma viagem às estruturas mais pequenas (partículas elementares) conhecidas do homem, através da análise em computador de imagens de acontecimentos reais, adquiridos no Grande Colisor de Hadrões (LHC) do CERN

Sala CCNorte (Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Helena Cristina Vasconcelos e Maria Gabriela Meirelles - DCFQE-FCT-UAçores

O workshop irá consistir no estudo de algumas partículas, como o bosão Z e o bosão de Higgs, e a sua importância para a compreensão da Natureza. A análise consistirá na utilização de um software que irá usar dados reais recolhidos pela Experiência ATLAS a funcionar no acelerador LHC do CERN. Os formandos terão a oportunidade de procurar o bosão de Higgs, de forma semelhante às utilizadas pelos físicos do ATLAS, usando esta ferramenta para a descoberta do desconhecido! Esta atividade conta com o apoio do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas -LIP.

Público-alvo: professores de física e química do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 José António Guedes Rebuge


Utilização de sensores e calculadoras gráficas no ensino experimental da física

Laboratório de Física (Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Alexandre Gomes – Formador da TEXAS INSTRUMENTS

A utilização de calculadoras gráficas, de sensores e de sistemas de aquisição de dados tem-se revelado um recurso indissociável de um ensino/ aprendizagem de ciências experimentais atual e conducente a aprendizagens efetivamente significativas. A aparente complexidade deste tipo de tecnologia tem desencorajado muitos professores ao trabalho com este tipo de equipamento em contexto de sala de aula.
Nesta oficina, pretende-se uma abordagem simples e eminentemente prática aos fundamentos gerais da utilização de sensores e de sistemas de aquisição de dados, de forma a que os participantes possam, por um lado, conhecer os principais sensores geralmente utilizados no estudo experimental das ciências e, por outro, desenvolver competências que lhes permitam, de forma autónoma, a configuração de sensores e de sistemas de aquisição de dados, em contexto de sala de aula.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 Filipe Daniel Pais Bogas
2 Luis Miguel Gonçalves Valbom
3 Maria Isabel Campos da Silva
4 Paula Margarida Gonçalves Cabral

Email de contacto:
2018encontroazores@casadasciencias.org