Workshop

Dia 6 de Setembro de 2018, 16h30

Os workshops só se realizarão com o mínimo de 5 participantes.

Scratch: ferramenta de aprendizagem

Sala CI5 (Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação)

Pedro Silva - Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho

Pretende-se proporcionar ao participante o contacto com uma ferramenta didática transversal aos ciclos de ensino e áreas disciplinares que promove o raciocínio lógico e matemático, e desenvolver competências ao nível da organização e estruturação do pensamento orientado à resolução de problemas.

Informação aos formandos: Computador pessoal com software Scratch instalado e registo efectuado aqui.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 João Paulo Abrantes Gaspar
2 Maria Custódia Dias Rebocho
3 Pedro Nuno Macedo Leite da Silva


Atividades práticas de ciências para crianças e jovens

Laboratório de Química Geral I (Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Isilda Rodrigues - ECHS-UTAD

Um dos papéis da escola consiste em preparar o aluno para as diversas situações da vida. Por isso, durante o seu percurso escolar, quanto mais experiências educativas, se assemelharem às futuras situações em que os alunos deverão aplicar seus conhecimentos, mais fácil se tornará a concretização da sua aprendizagem (Krasilchik, 1996). Diante disso, o professor tem a importante função de planear atividades práticas que promovam a motivação dos alunos e deste modo contribuir para a construção do seu conhecimento.
Neste workshop pretendemos desenvolver um conjunto de atividades práticas relacionadas com fenómenos do dia-a-dia, que raramente são exploradas, numa perspetiva de trabalho investigativo.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 Cláudia Carreiro
2 Lígia Maria Salgado Dores Machado das Neves
3 Maria Glória Teixeira de Freitas Andrade
4 Valdemiro da silva Roriz


Robótica Educativa - O robô dança

Laboratório de Informática – LabTech (Faculdade de Ciências e Tecnologia)

José Manuel Cascalho - DI-FCT-UAçores

Neste workshop os participantes irão montar um robô Lego Mindstorm e programá-lo para dançar. Durante a sessão, serão apresentados os robôs da Lego Mindstorm e duas aplicações para a sua programação, Labview (http://www.legoengineering.com/platform/labview) e Open Roberta Lab (https://lab.open-roberta.org). Os participantes experimentam um dos software, programando o robô para dançar. No final da sessão são discutidas alguns das implicações que possam resultar da aprendizagem da robótica nas escolas. Esta atividade terá a co-participação da PROBOT - Associação de Programação e Robótica dos Açores.

Público-alvo: professores de TIC.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 João Cláudio Ferreira Martins das Neves
2 Rosa Maria Marques Cadima Soares Veiga


As potencialidades da implementação de recursos didáticos na abordagem do concreto para o abstrato no 1.º ciclo do ensino básico

Sala 2 (Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Ana Rosa Furtado - Comissão Coordenadora do ProSucesso, Laudalina Silva e Maria Hortense Fonseca - E. B. e S. da Povoação, João Duarte, Maria Paula Medeiros e Zélia Faria - EBI de Arrifes

No contexto da implementação do Projeto Prof DA do Programa ProSucesso – Açores pela Educação, do Governo dos Açores, e da oficina "Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico", da Universidade dos Açores, os autores apresentam um leque de materiais idealizados e construídos com o objetivo de promover o sentido de número em crianças ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico e analisam as evidências da implementação dos mesmos em contexto de sala de aula.

Email de contacto:
2018encontroazores@casadasciencias.org