Plenária

 

 

Lisboa, 12 de Julho de 2017, 11h00

 

 

O novo Sistema Solar
Rui Agostinho - Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa

A curiosidade que os planetas despertam vem de tempos imemoriais. Desde a Antiguidade, quando o Sol e a Lua faziam parte dos sete “planetas”, até ao mundo moderno, em que se exploram os confins do Sistema Solar por meio de sondas robóticas, muito mudou. Tudo? Não.
A composição e os processos físicos que governam os planetas, luas, sistemas de anéis, pequenos corpos e poeiras, os seus interiores de magma ou de água líquida e as suas atmosferas e magnetosferas, tudo isso permaneceu praticamente inalterado.
Mas a nossa perceção do Sistema Solar como um todo mudou radicalmente.

Os programas de exploração planetária levaram instrumentos científicos à Lua, Vénus e Marte, a asteróides, a Júpiter e Saturno com os seus sistemas de numerosas luas e, finalmente, estudou-se Plutão e núcleos cometários in loco, enquanto telescópios mais potentes observam os objetos mais distantes e mais pequenos.

Será abordado o novo conceito de planeta e a sua fundamentação científica.
Ver-se-á como os instrumentos científicos, cada vez mais evoluídos, têm permitido compreender os planetas extra solares, que são tão diferentes da Terra.

Faremos uma viagem guiada por estas descobertas, integrando-as com as leis e conceitos básicos da física que governam a formação dos sistemas planetários, as atmosferas, superfícies e interiores, além da dinâmica orbital que os governa.

Fotos e Vídeo

 

Apresentação
Moderação


Paulo Ribeiro Claro
Professor Associado com Agregação
DQ/UA