Dia 10 de Julho de 2017, 16h30
Scratch: ferramenta de aprendizagem
Pedro Silva - Professor de Informática do quadro do Agrupamento de Escolas António Sérgio, Vila Nova de Gaia
Pretende-se proporcionar ao participante o contacto com uma ferramenta didática transversal aos ciclos de ensino e áreas disciplinares que promove o raciocínio lógico e matemático, e desenvolver competências ao nível da organização e estruturação do pensamento orientado à resolução de problemas.
Informação aos formandos: Computador pessoal com software Scratch instalado e registo efectuado aqui.
Participantes
1 Hugo Ricardo Araújo Moreira
2 Iris Rossana Farinha Pinto
3 Joana Nunes Cortes de Matos Figueira
4 João Fernando Rodrigues Domingos
5 João Robert Paula Nogueira
6 Sérgio Miguel Estróia de Carvalho
7 Silvia Raquel Prieto e Menezes
2 Iris Rossana Farinha Pinto
3 Joana Nunes Cortes de Matos Figueira
4 João Fernando Rodrigues Domingos
5 João Robert Paula Nogueira
6 Sérgio Miguel Estróia de Carvalho
7 Silvia Raquel Prieto e Menezes
eBooks - produção de publicações digitais dinâmicas para todos
Manuel Almeida - E.S. Fernando Lopes Graça
Produção de apontamentos. sebentas, livros e demais publicações digitais dinâmicas para qualquer um fazer com o software de produção de eBooks.
Informação aos formandos: Computador pessoal com software de criação de eBooks (eBooks Author ou Sigil) instalado.
Participantes
1 Ana Margarida Marcos Cruchinho
2 Ana Maria Duarte Pereira Cardoso Alves
3 Ana Paula Sebastião Agudo
4 Joaquim Albano Ferreira Duarte
5 Lina Lopes
6 Manuel António Sampaio Babo
7 Nuno Miguel Barbosa Pais Andrade
8 Paula Sofia Santos Paixão de Melo
9 Paulo Jorge Nogueira Torcato
10 Rosa Emília Silva de Almeida
2 Ana Maria Duarte Pereira Cardoso Alves
3 Ana Paula Sebastião Agudo
4 Joaquim Albano Ferreira Duarte
5 Lina Lopes
6 Manuel António Sampaio Babo
7 Nuno Miguel Barbosa Pais Andrade
8 Paula Sofia Santos Paixão de Melo
9 Paulo Jorge Nogueira Torcato
10 Rosa Emília Silva de Almeida
Programar com Kodu como instrumento de aprendizagem
Fernanda Ledesma - Presidente da Direção da ANPRI
Reflexão sobre a integração da linguagem de programação visual (Kodu) como instrumento de aprendizagem.
Exploração linguagem de programação Visual Kodu.
Criar um cenário de aprendizagem utilizando o Kodu.
Exploração linguagem de programação Visual Kodu.
Criar um cenário de aprendizagem utilizando o Kodu.
Participantes
1 António José Lourenço Ramos
2 Cecília Maria Coroa Mira
3 Eulália do Céu Chaves Miguel dos Santos
4 Fernanda Maria Pires Ledesma
5 Isabel Maria G. B. Silva Mendinhos
6 Isabel Maria Soares Justino Ferrucio Antunes
7 Marisa Sofia Monteiro Correia
8 Paula Alexandra Silva Duarte
9 Paulo Novo Neves
10 Raquel Filipa Marques dos Santos
2 Cecília Maria Coroa Mira
3 Eulália do Céu Chaves Miguel dos Santos
4 Fernanda Maria Pires Ledesma
5 Isabel Maria G. B. Silva Mendinhos
6 Isabel Maria Soares Justino Ferrucio Antunes
7 Marisa Sofia Monteiro Correia
8 Paula Alexandra Silva Duarte
9 Paulo Novo Neves
10 Raquel Filipa Marques dos Santos
4ei@casadasciencias.org