A organização dos Encontros da Casa das Ciências tem vindo a ser solicitada nos últimos anos para a disponibilização de espaços/tempos que permitam a diversos tipos de entidades apresentar ou divulgar os seus projetos de cariz educacional ou com a educação relacionados. A exemplo do que sucedeu com o I Encontro Temático sobre a água em Viana do Castelo, entendeu a Organização do VI Encontro Internacional, criar no programa um espaço para a apresentação de iniciativas/projetos de cariz institucional ou escolares que possam interessar aos docentes das áreas científicas abrangidas pela Casa das Ciências. Será desejável que estes projetos tenham uma natureza multidisciplinar e respondam a problemas societais contemporâneos. Espera-se com este enquadramento o surgimento de exemplos de boas práticas no tratamento curricular e multidisciplinar da ciência, bem como dar visibilidade a iniciativas de grande interesse educativo que, muitas vezes, não dispõem de oportunidades para serem dadas a conhecer.

É do nosso conhecimento que existem em muitas das nossas escolas projetos que abordam o ensino das ciências numa lógica inovadora e de grande eficácia, suportando (ou não) vertentes temáticas ou globais enquadradas em lógicas simples ou multidisciplinares de flexibilização e aprofundamento curricular. Estes projetos, nos quais estão seguramente envolvidos docentes de todos os níveis de ensino desde o primeiro ciclo ao superior e, muitas vezes em confluência de esforços de muitas áreas disciplinares, são sempre suportados por um esforço significativo de alunos e professores que merece reconhecimento, têm agora, durante o VI Encontro Internacional da Casa das Ciências o seu merecido espaço de visibilidade.

Com um espaço limitado, a Casa das Ciências terá de selecionar para apresentação as propostas que pareçam mais eficazes e mais próximas dos objetivos apontados acima.

Nesse sentido, criamos um modelo similar ao da apresentação de comunicações que consiste no seguinte:

Cada projeto que deseje participar neste enquadramento do programa, deverá submeter à Casa das Ciências até 16 de Junho de 2019 através do email 6ei@casadasciencias.org um resumo para apreciação prévia nas seguintes condições:.

Não pode exceder uma página A4 com o título PROJETO/INICIATIVA e deve obrigatoriamente conter:
  1. Objetivos;
  2. Descrição sumária;
  3. Docentes e discentes envolvidos;
  4. Responsável;
  5. Enquadramento Curricular;
  6. Resultados obtidos;
  7. Instituição de acolhimento;
  8. Email de contacto;
  9. Formato da apresentação em caso de seleção.

Após análise e decisão, os projetos selecionados serão enquadrados no programa do encontro, entre as 14h30 e as 16h00 do dia 12 de Julho de 2019, sendo tornado público no portal qual o espaço/tempo efetivamente atribuído.

Email de contacto:
6ei@casadasciencias.org