Organização | Programa | Projetos e Comunicações | Informações | Área Pessoal

Apresentação de comunicações

Dia 22 de Julho de 2022, 9h

Auditório Magno

Fernando B. Figueiredo, António J. Leonardo, Gina P. Correia - Departamento de Matemática, CITEUC, FCTUC, Universidade de Coimbra, CFisUC, Universidade de Coimbra, CITEUC, Universidade de Coimbra

A importância da História da Ciência (HC) como ferramenta didático- pedagógica para o ensino das ciências é hoje em dia uma questão mais que consensual junto da comunidade educativa. Professores e alunos usam com regularidade temas de HC para uma melhor compreensão de tópicos e conceitos científicos, e os próprios currículos das várias disciplinas, integram eles mesmos muitos episódios da sua própria história.
O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), com uma história de mais de 200 anos nas ciências da terra e do espaço, pode servir como uma ferramenta privilegiada para a educação científica do público escolar em particular e -de toda a comunidade em geral. Sabendo nós que o mistério e o encanto do espaço e da astronomia, bem como o das ciências da Terra é comum à maior parte dos jovens alunos, a história do OGAUC constitui-se como uma ótima ferramenta didático-pedagógica colocada ao dispor dos professores nos processos de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas e respetivos conteúdos curriculares. Nesta comunicação pretende-se apresentar um curso de formação acreditado para professores dos ensinos básico e secundário (CCPFC/ACC-112554/21) (Fig. 1), refletir sobre a importância da história das ciências físico-naturais como ferramenta didático-pedagógica, e do modo como a história do OGAUC pode contribuir positivamente na implementação de estratégias inovadoras, nomeadamente no campo das geociências e do ambiente.
Destinado aos grupos de recrutamento 230, 420, 500, 510 e 520, o curso de formação decorreu em janeiro e fevereiro de 2022 tendo sido abordadas temáticas integradas nas áreas científicas da astronomia, da astrofísica solar, do geomagnetismo, da meteorologia e da sismologia. Com base no conteúdo informativo disponibilizado sobre o OGAUC e as Aprendizagens Essenciais do currículo, os formandos, organizados em grupos interdisciplinares, elaboraram projetos STEM inseridos em Domínios de Autonomia Curricular, todos com adaptabilidade real à prática letiva.,
A produção destes trabalhos numa perspetiva transdisciplinar e direcionada para objetivos pedagógicos, mostra que importa continuar a promover a história do OGAUC como ferramenta didático-pedagógica, contribuindo, através do conhecimento do passado, para compreender o presente e preparar o futuro.

Email de contacto:
7ei@casadasciencias.org