Organização | Programa | Projetos e Comunicações | Informações | Área Pessoal

Comunicações

Dia 22 de Julho de 2022, 9h

Como é tradição, aceitamos até ao dia 1 de junho de 2022 a submissão de resumos das comunicações propostas quer em formato oral quer em formato poster, para que os professores e investigadores que o desejem, possam apresentar os resultados das suas investigações bem como das suas práticas e propostas de investigação/ação. Os resumos, em português, serão submetidos a avaliação pela Comissão Científica do Encontro, sendo dada preferências aos que estejam mais relacionados com os seguintes temas:

Educar para a sustentabilidade

Sendo a sustentabilidade do planeta uma das questões centrais do nosso tempo, importa ter uma noção clara sobre a abordagem que dela se faz no nosso sistema educativo. Já todos vimos com certeza os desenhos simples de crianças sobre questões alimentares ou energéticas, mas o que se faz ao nível da sala da aula nos diferentes níveis de ensino? E nas aprendizagens transversais que abordam as temáticas societárias que domina as preocupações de todos? E que papel tem a formação científica dos jovens no sentido de lhes fornecer as ferramentas de análise dos problemas de forma fundamentada? São questões que “cabem” nesta designação, esperando que as comunicações que aqui surjam permitam uma maior acuidade docente no seu dia-a-dia nas escolas.

Clima e a sua perceção científica

Compreender o funcionamento do clima e a sua análise, é uma metodologia complexa e multidisciplinar que envolve desde as questões estatísticas até à geografia física, passando pela química, pela física pelos ecossistemas e pela atividade humana com todos os seus efeitos. O que ensinamos nas nossas escolas é compatível com essa multidisciplinaridade? Abordamos dentro das áreas científicas que se lecionam as questões relacionadas com o clima? Os jovens que formamos têm desde cedo a perceção que o clima é matéria de estudo e compreensão científica para além de uma questão social? Qual o papel do professor neta matéria? Questões que serão com certeza centrais nesta área de comunicações.

Alterações Climáticas e o papel da escola

Tema porventura polémico e com nuances de debate nem sempre fundamentado, as alterações climáticas são um dos temas societários do nosso tempo. Muitas das conferências e das oficinas que este encontro propõe aos participantes possuem como suporte as questões a ele associado. Desde a história do clima aos sistemas de rega, desde a educação para a cidadania aos desafios globais, muito do que se falará neste encontro vai ter as alterações climáticas como centro das atenções. E na escola, o que se faz para ajudar os jovens a perceber o que é esta realidade e que “ferramentas” lhes são fornecidas para que possam ajuizar por si próprios, toda a informação que lhes é debitada a toda a hora? Esperam-se aqui participações que nos ajudem a todos a encarar esta questão.

Os resumos devem conformar-se com o Template, com tamanho máximo de duas páginas A4 com diagramas e eventuais imagens incluídas, bem como título, autoria, notas e referências e deverão ser submetidos até 1 de junho de 2022 através do email: 7ei@casadasciencias.org.

A não obediência a este template bem como às condições indicadas implicam a não aceitação da comunicação em causa.

Template de apresentação de comunicação

A Comissão Organizadora

Projetos

Email de contacto:
7ei@casadasciencias.org