Título

Gráficos de Funções Racionais

Partilhar

Nº downloads 2544

Detalhes

Descrição

 Análise dos efeitos das alterações dos parâmetros a, b e c nos gráficos das funções da família y=b+a/(x-c). Trata-se de um conjunto de Folhas de Trabalho Dinâmicas criadas a partir de ficheiros GeoGebra (www.geogrebra.org), em que se apresenta um cenário visual para o estudo do comportamento dos gráficos de classes de funções racionais. Considerando as famílias das funções definidas pelas expressões y=a/x; y=b+a/x; y=a/(x-c) e y=b+a/(x-c), possibilita-se a variação de cada um dos parâmetros a, b e c de modo a serem observados os consequentes efeitos nas hipérboles que definem os gráficos destas funções.A variação dos parâmetros faz-se por movimentação dos respectivos selectores com o rato.

 


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Matemática - 11º Ano

Unidade

Estudo intuitivo das propriedades das funções

Tema

Tema II – Introdução ao Cálculo Diferencial I

Tipo de recurso

Geogebra

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Funções diferenciáveis, equações

Observações

Para que a construção dinâmica funcione, o computador tem que ter o Java instalado e activado e o browser deve permitir a execução de scripts ou controlos ActiveX.
Destinatários:Alunos do 11º Ano de Escolaridade de Matemática A.
Conteúdos Programáticos:
Tema: Tema II – Introdução ao Cálculo Diferencial I. Funções racionais e com radicais. Taxa de Variação e Derivada.
Unidade: Estudo intuitivo das propriedades das funções e dos seus gráficos, tanto a partir de um gráfico particular como usando calculadora gráfica, para a classe de funções y=a+b/(cx+d).
Objectivos:Estudar as propriedades do gráfico desta classe de funções (domínio, contradomínio, pontos notáveis, monotonia, continuidade, extremos, simetrias em relação ao eixo dos YY e `a origem, assímptotas, limites nos ramos infinitos).Analisar transformações simples no gráfico de uma função (translações horizontais, verticais e oblíquas).

Nome do ficheiro

F_racionais.zip

Tamanho do ficheiro

2.54 MB

Comentários

Maria

:)

22-02-2016

Aurélia Marques

Este material está muito bem elaborado.O estudo das funções racionais tornou-se muito mais aliciante e percetível para os alunos.

31-01-2013

Recursos relacionados