Workshop
Dia 10 de Julho de 2018, 9h00
E. S. Martins Sarmento
Luzes, câmara, ação... com Calculadora Gráfica!
Sala B2-2
Raúl Aparício - E. S. Ermesinde
Nesta sessão pretende-se tirar partido dos últimos desenvolvimentos da tecnologia TI-Nspire, nomeadamente a utilização do TI-Innovator Hub e do veículo TI-Innovator Rover. Este hardware acaba por ser uma resposta a uma necessidade europeia atual, a melhoria da literacia em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para podermos fazer "takes" de ação com o Rover, ou fazer jogos de luzes ou som com o Hub, por exemplo, é necessária a utilização de uma calculadora gráfica e um pouco de programação.
Serão tratados comandos básicos de programação e a utilização do Innovator e do Roiver também funcionarão a partir de programas com alguma simplicidade. Pretende-se também apontar pistas à utilização integrada em sala de aula.
Náo precisas trazer calculadora gfráfica, pois terás à tua disposição calculadoras gráficas TI-Nspire Cx e o material necessário para desenvolveres as atividades que te serão propostas em pequenos grupos de trabalho.
Número máximo de participantes: 16
Fotos
Participantes
1 Célia Maria Xavier e Sousa da Gama Lobo
2 Isabel Maria Alves Moutinho
3 Manuel Afonso Fernandes Matos Lage
4 Maria Cristina de oliveira Saavedra
5 Maria Helena Farate da Costa
6 Mário José Pimenta Roque de Oliveira
Jogos no Ensino da Matemática
Sala B2-10
Ana Júlia Viamonte - DM-ISEP
O insucesso escolar, e principalmente o insucesso a matemática, é hoje em dia muito estudado e é do conhecimento geral que um dos fatores que mais contribui para este insucesso é a falta de interesse dos alunos na aprendizagem. A escola e o professor de matemática têm hoje um novo desafio que é o de motivar os alunos. Os jogos, ultimamente, vêm ganhando espaço nas nossas escolas numa tentativa de trazer o lúdico para dentro da sala de aula. A pretensão da maioria dos professores, com a sua utilização, é a de tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem se torne algo fascinante. Neste workshop serão debatidos os conceitos envolvidos nos jogos matemáticos e serão apresentados alguns jogos desde a sua confeção ao funcionamento do mesmo e uma proposta metodológica de utilização desses jogos em contexto de sala de aula.
Lotação esgotada
Participantes
1 Ana Maria Praça Pinto Henriques
2 André Filipe Freitas da Silva
3 Célia Fernanda dos Santos Ferreira Ramos
4 Cláudia Isabel Gonçalves Santos e Cartaxo
5 Débora Filipa Lopes Alves
6 Diana de Lurdes Mendes Correia Alves
7 Elsa Maria Macedo de Oliveira Campos
8 Germana da Conceição Ferreira de Melo Guedes da Rocha
9 Isabel Maria Alves Torres
10 José Carlos da Silva Pereira
11 Juliana Lopes Peixoto Cunha
12 Letícia Gabriela Baptista Martins
13 Manuel Carlos dos Santos Freitas da Silva
14 Maria de Lurdes Vieira de Frias
15 Maria do Rosário da Cunha Moreira Sampaio
16 Maria isabel antunes de Azevedo Moreira Silva
17 PAULA FERNANDA MARQUES SOUSA SILVA
18 Paulo Amadeu Morais
19 Sílvia Maria de Sousa Amorim
20 silvia silveira
21 Sónia Susana da Silva Costa
Inovação Pedagógica através de tecnologias móveis – o caso das plataformas interativas
Sala B1-6
Marco Bento - CIEd-UMinho
Considerando a ideia de Mike Sharples (2014), quando designa Mobile Learning como a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, apresentamos um workshop que visa a exploração deste cenário inovador de aprendizagem. Aliado a este contexto, a sensibilização e exploração do fenómeno da Gamification na aprendizagem será também abordada através da gamificação do próprio workshop, de um ponto de vista prático. Com este workshop pretendemos promover a utilização do recurso dos dispositivos móveis, promovendo os novos cenários de inovação pedagógica. Para tal apresentaremos um conjunto de ferramentas muito práticas e intuitivas para tornar as aulas dinâmicas e interativas. Nesta sessão trabalharemos especificamente o Classflow, Padlet, Mentimeter e Kaizena.
Informação aos formandos: Dispositivo Móvel (Computador Portátil e/ou Tablet).
Número máximo de participantes: 30
Fotos
Participantes
1 Andreia Irene Castro Martins Ribeiro
2 Antónia Raquel Moreira Leal de Oliveira Costa
3 Dulce Cátia de Almeida Tomé Gomes Cruz
4 Helena Lopes Leal
5 Joana Soares de Oliveira Duarte
6 LUCIANA DALLA NORA DOS SANTOS
7 Maria Júlia de Oliveira Ferreira
8 Maria Lúcia da Silva Figueiredo
9 Susana Simões Pereira
Atividades matemáticas com literatura: uma exploração do livro Flatland
Sala B2-6
Samuel Lopes - DM-FCUP
Aprendizagens Essenciais valorizam a transdisciplinaridade, o pensamento crítico e criativo, a abstração e a generalização. Neste workshop exploraremos o livro Flatland e o seu potencial para atingir estes objetivos. Depois de uma síntese do livro e do seu contexto histórico e social, serão trabalhadas várias atividades matemáticas (exemplos são a geometria e sequências e regularidades) tendo como ponto de partida este livro. Serão tratadas atividades pertinentes para todos os níveis de ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário.
Número máximo de participantes: 20
Fotos
Participantes
1 Ana Maria Quental Rio
Flashs matemáticos
Sala B1-2
Cecília Costa e Ana Paula Aires - DM-UTAD
A imagem potenciada pela tecnologia nas suas diversas vertentes pode constituir-se como recursos na aula de Matemática. Há vários estudos nesse sentido e já muito é concretizado em sala de aula. A nossa proposta pretende contribuir para a consecução dos seguintes objetivos: divulgar ciência (em particular aspetos ligados à matemática); motivar para a matemática; criar uma dinâmica de aula diferente promovendo intervalos lúdicos com informação relevante para a formação matemática dos alunos. Aproveitamos uma característica que, atualmente, é muito visível nos jovens, em parte, fruto da tecnologia: a instantaneidade. Esta proposta é composta por “flashs matemáticos”, isto é, momentos curtos que abordam conteúdo matemático relevante, mas recorrendo a imagens e outros recursos tecnológicos, os quais apresentaremos aos participantes no workshop solicitando da parte destes a análise crítica dos mesmos, segundo indicadores como: a pertinência pedagógica; a relevância matemática; a aplicabilidade em sala de aula e o melhoramento dos mesmos.
Lotação esgotada.
Participantes
1 Alice Pimenta Mota
2 Ana Lúcia Marques Quendera
3 Ana Paula Andrade Alves
4 António José Ribeiro Caldas Domingues
5 Delmira Maria Ferreira Sobreiro
6 Fátima de Jesus Carvalho Gonçalves
7 Hugo Ricardo Araújo Moreira
8 Maria Cristina Horta de Moura Viegas
9 Maria de Lurdes Fernandes Carvalho
10 Maria Teresa Conceição Mariano
11 Paula Cristina da Costa Gomes
12 Rui Pedro Ferreira Januário
13 Sandra Maria Oliveira Ferreira Couto
14 Telma Andreia Neto Carneiro
15 Teresa de Jesus Costa Pereira Caracol Clain
Email de contacto:
5ei@casadasciencias.org