Workshop

Dia 10 de Julho de 2018, 15h00

E. S. Martins Sarmento


Luzes, câmara, ação... com Calculadora Gráfica!

Sala B2-2

Raúl Aparício - E. S. Ermesinde

Nesta sessão pretende-se tirar partido dos últimos desenvolvimentos da tecnologia TI-Nspire, nomeadamente a utilização do TI-Innovator Hub e do veículo TI-Innovator Rover. Este hardware acaba por ser uma resposta a uma necessidade europeia atual, a melhoria da literacia em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para podermos fazer "takes" de ação com o Rover, ou fazer jogos de luzes ou som com o Hub, por exemplo, é necessária a utilização de uma calculadora gráfica e um pouco de programação.
Serão tratados comandos básicos de programação e a utilização do Innovator e do Roiver também funcionarão a partir de programas com alguma simplicidade. Pretende-se também apontar pistas à utilização integrada em sala de aula.
Náo precisas trazer calculadora gfráfica, pois terás à tua disposição calculadoras gráficas TI-Nspire Cx e o material necessário para desenvolveres as atividades que te serão propostas em pequenos grupos de trabalho.

Número máximo de participantes: 16



Participantes

1 André Filipe Freitas da Silva
2 Débora Filipa Lopes Alves
3 Letícia Gabriela Baptista Martins
4 Maria do Rosário da Cunha Moreira Sampaio
5 Sandra Maria Oliveira Ferreira Couto
6 Telma Andreia Neto Carneiro


Inovação Pedagógica através de tecnologias móveis – o caso das plataformas interativas

Sala B1-6

Marco Bento - CIEd-UMinho

Considerando a ideia de Mike Sharples (2014), quando designa Mobile Learning como a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, apresentamos um workshop que visa a exploração deste cenário inovador de aprendizagem. Aliado a este contexto, a sensibilização e exploração do fenómeno da Gamification na aprendizagem será também abordada através da gamificação do próprio workshop, de um ponto de vista prático. Com este workshop pretendemos promover a utilização do recurso dos dispositivos móveis, promovendo os novos cenários de inovação pedagógica. Para tal apresentaremos um conjunto de ferramentas muito práticas e intuitivas para tornar as aulas dinâmicas e interativas. Nesta sessão trabalharemos especificamente o Classflow, Padlet, Mentimeter e Kaizena.

Informação aos formandos: Dispositivo Móvel (Computador Portátil e/ou Tablet).

Número máximo de participantes: 30



Participantes

1 Ana Paula Andrade Alves
2 Delmira Maria Ferreira Sobreiro
3 Germana da Conceição Ferreira de Melo Guedes da Rocha
4 Maria Cristina de oliveira Saavedra
5 PAULA FERNANDA MARQUES SOUSA SILVA
6 Paulo Amadeu Morais
7 Ricardo Augusto Marques da Costa
8 silvia silveira
9 Sónia Susana da Silva Costa


O Pitchuko charmoso

Sala B2-10

Bento Cavadas e Nelson Mestrinho - ESE-IPSantarém

Quer conhecer dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais?
Durante o workshop exploraremos uma atividade interdisciplinar desenvolvida para abordar as leis da genética mendeliana e probabilidades. Nessa atividade serão convidados a reproduzirem Pitchukos, um animal imaginário que possui várias características com transmissão mendeliana. Ao longo da atividade, os participantes irão produzir diferentes gerações, formando gâmetas com combinações aleatórias de genes, selecionados a partir do genótipo dos progenitores através do lançamento de uma moeda. A realização de tarefas associadas a estas experiências aleatórias permitirá relacionar este conteúdo ao estudo de conceitos de Teoria de Probabilidades, em particular a utilização de linguagem específica e ao cálculo de probabilidades.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 Alice Pimenta Mota
2 Hugo Ricardo Araújo Moreira
3 Maria de Lurdes Fernandes Carvalho
4 Maria Helena Farate da Costa


Gráficos 3D na calculadora gráfica

Sala B1-2

Maria Isabel Leite - Casio+ e E. S. Vila Verde

A calculadora gráfica permite a representação de gráficos em 3D.
Nesta sessão pretendemos reconhecer matematicamente combinações de gráficos 3D e relacionamentos interativos entre 2 ou 3 gráficos, investigar a relação entre expressões e gráficos 3D, visualizar as interações mais importantes entre linhas, planos e esferas, facilitar a resolução de problemas com retas, linhas, planos, esferas e cilindros.
Serão fornecidas calculadoras gráficas durante o workshop.

Número máximo de participantes: 25

Fotos



Participantes

1 Célia Maria Xavier e Sousa da Gama Lobo
2 Isabel Maria Alves Moutinho
3 Manuel Afonso Fernandes Matos Lage
4 Mário José Pimenta Roque de Oliveira
5 Paula Cristina da Costa Gomes
6 Teresa de Jesus Costa Pereira Caracol Clain


Atividades matemáticas com literatura: uma exploração do livro Flatland

Sala B2-6

Samuel Lopes - DM-FCUP

Aprendizagens Essenciais valorizam a transdisciplinaridade, o pensamento crítico e criativo, a abstração e a generalização. Neste workshop exploraremos o livro Flatland e o seu potencial para atingir estes objetivos. Depois de uma síntese do livro e do seu contexto histórico e social, serão trabalhadas várias atividades matemáticas (exemplos são a geometria e sequências e regularidades) tendo como ponto de partida este livro. Serão tratadas atividades pertinentes para todos os níveis de ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário.

Lotação esgotada.



Participantes

1 Ana Lúcia Marques Quendera
2 António José Ribeiro Caldas Domingues
3 Cláudia Isabel Gonçalves Santos e Cartaxo
4 Diana de Lurdes Mendes Correia Alves
5 Elsa Maria Macedo de Oliveira Campos
6 Fátima de Jesus Carvalho Gonçalves
7 Isabel Maria Alves Torres
8 José Carlos da Silva Pereira
9 Juliana Lopes Peixoto Cunha
10 Manuel Carlos dos Santos Freitas da Silva
11 Maria Cristina Horta de Moura Viegas
12 Maria Teresa Carrapa Ribeiro de Carvalho
13 Rui Pedro Ferreira Januário
14 Susana Simões Pereira


Aprendizagem da matemática através da utilização da tecnologia gráfica

Sala B1-4

António Mendes - E. S. Valbom e Manuel Lagido - E. S. José Régio

Nesta sessão serão abordados alguns exemplos de materiais que permitam aos professores adquirir conhecimento e experiência sobre formas de incorporar a tecnologia gráfica no processo de ensino/aprendizagem de jovens alunos mergulhados num mundo em que as solicitações tecnológicas são permanentes.
Serão ilustradas algumas das potencialidades desta tecnologia nomeadamente o aumento da capacidade e rapidez de cálculo, a facilidade do tratamento de dados, mas também através de uma visão dinâmica e da possibilidade de representações múltiplas, a possibilidade de reorganizar a forma de abordagem e análise dos problemas e respetivas soluções.

Número máximo de participantes: 20

Fotos



Participantes

1 Ana Maria Praça Pinto Henriques
2 Ana Maria Quental Rio
3 Andreia Irene Castro Martins Ribeiro
4 Antónia Raquel Moreira Leal de Oliveira Costa
5 Célia Fernanda dos Santos Ferreira Ramos
6 Dulce Cátia de Almeida Tomé Gomes Cruz
7 Helena Lopes Leal
8 Maria de Lurdes Vieira de Frias
9 Maria isabel antunes de Azevedo Moreira Silva
10 Maria Júlia de Oliveira Ferreira
11 Maria Lúcia da Silva Figueiredo
12 Maria Teresa Conceição Mariano
13 Sílvia Maria de Sousa Amorim

Email de contacto:
5ei@casadasciencias.org