Workshop

Dia 10 de Julho de 2018, 15h00

E. S. Francisco da Holanda

Jogos no Ensino

Sala C-24

Ana Júlia Viamonte - DM-ISEP

A utilização de jogos na educação é um tema cada vez mais discutido no âmbito educacional. Alunos que se tornam jogadores, aulas que são desafios, trabalhar autonomamente e/ou em grupo e trabalhar para ganhar pontos e conseguir os scores mais altos. Estas são algumas das transformações que ocorrem quando se utilizam jogos no ensino. O objetivo é sempre o mesmo: envolver e motivar os alunos para a aprendizagem. Neste workshop serão debatidos os conceitos envolvidos e serão apresentadas diferentes pesquisas em várias áreas do conhecimento que estão envolvendo jogos e uma proposta metodológica de utilização dos jogos em contexto de sala de aula, desde a confeção do jogo ao funcionamento do mesmo. Serão debatidas as potencialidades pedagógicas dos jogos e será proposta uma estratégia para a rentabilização dos equipamentos disponíveis nas escolas na utilização de jogos em contextos de aprendizagem.

Lotação esgotada.



Participantes

1 Filipa Alexandra Lobo Ferreira Sereno de Oliveira
2 Graciosa Maria de Freitas Lopes Casimiro dos Santos
3 Helder Bruno Ribeiro da Silva
4 Helena Maria Afonso Gonçalves
5 Joana Soares de Oliveira Duarte
6 Júlia Cândida Machado Correia
7 Liliana Isabel Pires Martins
8 Maria de Fátima Carneiro Ribeiro
9 Maria Fernanda Pinto Figueiredo
10 Maria Filomena Teixeira de Melo Rebelo
11 Maria Lucinda Correia Piºao
12 Maria Manuela Abreu da Silva


A que sabe a diversidade?

Lab LQ-1

Lisa Afonso - FPCEUP, Sara Aboim e António Barbot - ESE-IPPorto e Xana Sá-Pinto - ESE-IPPorto e CIDTFF-UA

Gostaria de fomentar hábitos de alimentação mais saudáveis nos seus alunos? Gostaria de fazer mais atividades experimentais com eles? Então não pode perder este workshop.
Sabendo que a infância é um momento chave para fomentar literacia para a saúde, nomeadamente a associada aos hábitos alimentares, que tendem a manter-se na vida adulta, desenvolvemos um conjunto de atividades que pretendem aumentar a disponibilidade dos alunos para provarem novos alimentos e o seu gosto por fruta e vegetais. Para tal, os alunos serão convidados a explorarem diferentes variedades de fruta e vegetais, promovendo o reconhecimento, respeito e valorização da diversidade que existe dentro das espécies. Os alunos são depois convidados a lançarem hipóteses para explicarem as suas perceções e a fazerem experiências, com recurso a tecnologias, para as testarem.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 Altina do Céu carapinha Correia
2 Ana Maria Eira Frutuoso Oliveira
3 Ana Paula Rua da Silva Malheiro Pereira dos Reis
4 Carla Assucena Oliveira Freitas
5 Ilda do Carmo Paiva de Almeida
6 Margarida Isabel Rolim André Zoccoli
7 Maria Cândida Pires
8 Maria Manuel Trejeira Borla Pereira
9 Paula Alice de Jesus Beleza Moreira Tavanez


Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras

Lab LB-1

Patrícia Pessoa e Pedro Cardia - ESE-IPPorto

A introdução de espécies exóticas representa uma das principais ameaças à biodiversidade autóctone no nosso país, apresentando-se as espécies exóticas invasoras como as que têm causado maior impacto nos ecossistemas. Neste workshop serão abordadas e exploradas as características de espécies invasoras e os seus impactos através de várias atividades didáticas como: um jogo de tabuleiro, disponível em material manipulável e em aplicação android e várias atividades experimentais.

Informação aos formandos: Os participantes deverão trazer tablet ou smartphone com sistema operativo Android com esta aplicação instalada.

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 Dina Maria de Abreu Pinho
2 Fernando José de Sousa Ribeiro
3 Margarida Maria de Almeida Dias
4 Olinda Manuela da Cruz Oliveira
5 Ynés de Lemos Pires


Código, imagem e comunicação

Lab LF-1

Tiago Assis e Ademar Aguiar - FBAUP

As Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes nas mais diversas áreas de ensino. As estruturas das plataformas que vão desde a web às apps dos telemóveis configuram e dominam o audiovisual no ensino. De que forma um professor pode ganhar domínio sobre estas estruturas?
Com este workshop pretende-se introduzir conceitos básicos de programação ao mesmo tempo que se produz o próprio material didático. Pretende-se, simultaneamente, problematizar a comunicação no plano da imagem, tanto na produção de pequenos programas como na produção do material didático.

Informação aos formandos: Necesário trazer computador pessoal e rato com scroll wheel (roda para o "scroll").

Número máximo de participantes: 20



Participantes

1 António Alberto de Sousa loureiro
2 Daniela Margarida Lima Alves Fonseca
3 Manuel José Simões Loureiro


Inquiry, interdisciplinaridade e co-criação de cenários de aprendizagem com Go-Lab

Lab LB-2

Maria Luísa Almeida - NUCLIO

A sala de aula sofre neste momento uma grande transformação e os espaços de aprendizagem são cada vez mais voltados para a aprendizagem individualizada e requerem cada vez mais capacidades de auto aprendizagem e colaboração. A avaliação formativa e sumativa também necessita de novos métodos menos invasivos e que permitam acompanhar a evolução individualizada de cada estudante. A plataforma para criação de cenários de inquiry, Go-Lab, permite o trabalho colaborativo entre disciplinas e a utilização de ferramentas de avaliação que recorrem a técnicas de "Learning Analytics". A articulação horizontal e vertical entre disciplinas ganha uma nova dimensão e os resultados vão de encontro às competências fundamentais para o século XXI.

Informação aos formandos: Necesário trazer computador pessoal.

Número máximo de participantes: 30



Participantes

1 Eduardo José Martins Caldas
2 Fernanda Maria Nunes Rosa Gonçalves de Abreu
3 João Cláudio Ferreira Martins das Neves
4 Lígia Maria Salgado Dores Machado das Neves
5 Maria Santos
6 Sandra Maria Rodrigues Alves Oliveira


Formar cidadãos para o século XXI - O grande desafio da Escola

Sala C-22

Delmina Pires - ESE-IPBragança

Na sociedade altamente científica e tecnológica do século XXI, um dos grandes desafios que se coloca à escola é a necessidade de formar alunos/cidadãos esclarecidos e informados, atentos à ciência e ao conhecimento científico, e capazes de entender e de procurar soluções para problemas quotidianos que envolvam ciência e tecnologia. Em suma, alunos com capacidade crítica e de intervenção social. Para isso impõem-se, desde cedo, uma educação científica contextualizada, capaz de tornar a ciência mais motivante e, sobretudo, mais útil.
No Workshop pretende-se realizar atividades práticas diversificadas, devidamente enquadradas nos programas. Parte-se do quotidiano para promover a aprendizagem de conhecimento científico e exploram-se as atividades por forma a desenvolver nos alunos a capacidade crítica e de argumentação científica, bem como a capacidade de resolver problemas com o conhecimento adquirido. Valoriza-se a criação/discussão de situações que ajudem o aluno reconhecer, e a consciencializar-se, da importância que a C&T têm na vida diária e das suas interações e impactos no ambiente.

Turma 2, direcionada para professores do 2.º CEB, realizam-se atividades sobre fotossíntese e respiração celular, entre outras.

Número máximo de participantes: 16



Participantes

1 Ana Maria de Freitas Soares Portilha
2 Ana Maria Moreira Magalhães Leite
3 Carmezinda Maria de Matos Faria
4 Maria Emília Magalhães Araújo
5 Maria Fernanda Gonçalves
6 Maria Manuela da Silva Ferreira Dias
7 Maria Rosa Sousa Lopes
8 Paula Cristina Mota Marinho Pereira
9 Teresa de Jesus Guerra Madureira


Mars@School, sismologia e tectónica nos 1˚ e 2˚ ciclos

Lab LP-1

Anne Sauron-Sornette - Scientist in Seismology Education at ETH Zurich and HES-SO, Valais in Sion e Susana Custódio - DEGGE-FCUL

Nesta sessão iremos mostrar como a missão de exploração planetária InSIGHT pode ser usada nas salas de aula do ensino básico (1˚ e 2˚ ciclo) para ensinar princípios básicos de física e de sismologia através das preparações para as aterragens dos veículos em Marte e da implantação de sensores geofísicos. Serão ainda usados modelos simples, software grátis e atividades “hands-on” para abordar diferentes questões relacionadas com o ensino da sismologia e tectónica de placas para estes níveis de ensino.

Número máximo de participantes: 15



Participantes

1 Emília Rosa Leite Pereira Lemos
2 Graça Maria da Silva e Sousa
3 Isabel Maria Cardoso Assis
4 Maria Mavíldia Lameiras de Almeida
5 Vânia Maria Ribeiro Marques de Sousa

Email de contacto:
5ei@casadasciencias.org