Workshop
Dia 10 de Julho de 2018, 9h00
E. S. Francisco da Holanda
Introdução à Modelação e Animação 3D com o software Blender
TIC-2
Tiago Assis e Tiago Pinho - FBAUP


Num mundo em que se tornou difícil distinguir a realidade do simulacro, torna-se cada vez mais pertinente a abordagem por parte dos professores de TIC a tecnologias de imagem 3D.
Com este workshop pretende-se uma introdução à Modelação e Animação 3D com o software livre e opensource Blender 2.79. Para além de uma breve introdução ao Blender serão trabalhados conceitos básicos como box modelling; luz, materiais e texturas; animação básica por keyframes; síntese, 'renderização' e exportação.
Informação aos formandos: Necesário trazer computador pessoal.
Número máximo de participantes: 20
Participantes
1 Maria Augusta Ramos Martins
2 Maria José Ferreira Álvares
Introdução à Impressão 3D
OFT-2
Artur Coelho - A. E. Venda do Pinheiro

Do fascínio pelas máquinas que imprimem objetos aos desafios da manufatura aditiva. A impressão 3D é uma tecnologia que já está a revolucionar o mundo que nos rodeia, possibilitando novas aplicações técnicas, económicas, científicas e pedagógicas. Neste workshop, iremos fazer uma introdução a estas tecnologias, mostrando como criar um objeto desde a conceção até à impressão, e abordando o potencial da impressão 3D como ferramenta ao serviço das aprendizagens dos alunos.
Informação aos formandos: Necesário trazer telemóvel ou tablet.
Número máximo de participantes: 20
Participantes
1 António Fernando Constantino Vieira
2 Carlos Manuel Gomes Pinto Ferreira
3 José Álvaro de Oliveira Braga
Email de contacto:
5ei@casadasciencias.org