Título

"Os alimentos e os seus nutrientes" - O trabalho experimental e a aprendizagem cooperativa como estratégias e finalidades na abordagem do tema «alimentação saudável» nas ciências naturais

Partilhar

Nº downloads 261

Ver Online

Detalhes

Descrição

A atividade de aprendizagem intitulada «Os alimentos e os seus nutrientes» foi concebida tendo em conta as orientações curriculares para a disciplina de ciências naturais do 9.º ano de escolaridade e convoca, quer como estratégia, quer como finalidade, o trabalho experimental de testagem de nutrientes em cinco alimentos e a aprendizagem cooperativa. A atividade de aprendizagem compreende nove etapas e desenvolve-se durante oito aulas de 50 minutos. Disponibilizam-se ao professor dois documentos, um com a descrição da metodologia de implementação da atividade de aprendizagem e outro com os princípios pedagógicos subjacentes à atividade; três variantes da atividade de aprendizagem de acordo com o(s) nutriente(s) testado(s) na atividade experimental (A - testagem de glícidos simples; B e C - testagem de glícidos complexos e lípidos e D e E - testagem de proteínas e água) e uma grelha com critérios e níveis de desempenho para avaliar e classificar o V de Gowin. Os documentos são disponibilizados em formato Word®, para que cada professor os possa alterar e/ou adaptar à realidade das suas turmas.

Objetivo de Aprendizagem

A atividade está orientada para o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem: - Compreender a constituição dos alimentos (em nutrientes); - Tomar consciência do conhecimento prévio sobre a constituição nutricional de alguns alimentos; - Compreender o que é um indicador; - Compreender o que é a Diabetes; - Conhecer a razão de se assinalar a 14 de novembro o Dia Mundial da Diabetes; - Compreender a etiologia [causa(s)] da Diabetes tipo 1 e do tipo 2; - Conhecer os principais sintomas, os fatores de risco, as possíveis consequências e as estratégias de prevenção da Diabetes; - Tomar consciência da mudança/evolução conceptual ocorrida; - Compreender a importância da Ciência para o dia a dia do cidadão; - Desenvolver a capacidade de cooperação; - Desenvolver capacidade de negociação de decisões; - Desenvolver capacidades procedimentais; - Desenvolver capacidade de pesquisa; - Desenvolver capacidade de comunicação; - Desenvolver capacidade de auto e heteroavaliação; - Desenvolver capacidade de reflexão sobre a aprendizagem.

Categoria

Introdução às Ciências - 3º Ciclo

Unidade

Viver Melhor na Terra

Tema

Organismo humano em equilíbrio | Alimentação Saudável

Tipo de recurso

Documento de Texto

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Alimento, nutriente, indicador, diabetes tipo 1 e tipo 2, trabalho experimental, V de Gowin, aprendizagem cooperativa, alimentos, nutrientes, alimentação saudável, glícidos, lípidos, diabetes

Nome do ficheiro

os_alimentos_e_seus_nutrientes.zip

Tamanho do ficheiro

4.97 MB

Comentários

Maria João

Atividade muito adequada.

16-01-2023

Lúcia Cristina da Silva Pinto

Atividade muito completa.

24-10-2022

maria borrego

Atividade muito adequada.

17-09-2021

Recursos relacionados